Onda de calor: Massa de ar quente e seco sobe temperaturas no Brasil
Uma massa de ar quente e seco cobre o Brasil na primeira semana de setembro, trazendo temperaturas acima da média.
Nesta primeira semana de setembro, uma massa de ar quente e seco começa a se estabelecer sobre o Brasil, prometendo elevar as temperaturas de maneira significativa. Segundo a Climatempo, as ondas de calor no mês de setembro são comuns em diversas partes do Brasil, especialmente no Brasil Central e no Centro-Oeste.
No entanto, a intensidade, precocidade e duração dessas ondas de calor têm aumentado nos últimos anos. Esta tendência é motivo de preocupação para a população e para os serviços de meteorologia. A previsão de temperaturas acima da média em vários estados é um refletor claro desse fenômeno.
Previsão de Calor Intenso em Setores do Brasil Central
De acordo com a Climatempo, algumas regiões do Centro-Oeste brasileiro devem registrar temperaturas acima dos 42°C. Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem atingir máximas entre 41°C e 44°C, com os valores mais elevados esperados nas áreas sul de Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.
Cidades como Cuiabá e Campo Grande estão entre as mais afetadas, com previsões de até 43°C e 40°C, respectivamente. Mesmo cidades tradicionalmente conhecidas por climática mais amena não estão isentas dessa onda de calor.
Quais Estados Serão Mais Afetados pela Onda de Calor?
Além do Centro-Oeste, outras regiões brasileiras também estão sob alerta. A cidade de São Paulo pode atingir temperaturas entre 34°C e 36°C, enquanto no Rio de Janeiro os termômetros podem marcar entre 37°C e 39°C. Curitiba, que é conhecida por seu clima mais frio, também deve sentir os efeitos, com temperaturas previstas entre 30°C e 32°C.
Goiânia, no coração do Brasil, pode experimentar temperaturas similares às do Rio de Janeiro, com picos entre 37°C e 39°C. Já nas regiões norte e noroeste do Paraná, centro-norte e oeste de São Paulo, estado de Goiás, oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, os moradores devem se preparar para temperaturas variando de 37°C a 40°C.
Como Durará a Onda de Calor no Brasil?
Segundo os modelos meteorológicos da Climatempo, a onda de calor poderia se estender até o dia 12 de setembro em algumas regiões do país. Há ainda a possibilidade de que, em áreas específicas, o calor persista até meados da segunda quinzena do mês.
No Tocantins, Pará e Rondônia, espera-se temperaturas entre 38°C e 41°C, refletindo a abrangência e intensidade desse fenômeno climático. Essa previsão mais longa é um indicativo claro de que fatores climáticos estão se intensificando, possivelmente devido a mudanças climáticas globais.
Com tantas áreas sendo afetadas, a recomendação é que todos redobrem os cuidados, se informem com frequência sobre as previsões meteorológicas e adotem práticas para mitigar os efeitos do calor. Afinal, a natureza não espera e estar preparado é fundamental.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)