O que você acha dos alunos que gravam professores em sala de aula? O que você acha dos alunos que gravam professores em sala de aula?
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O que você acha dos alunos que gravam professores em sala de aula?

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Madeleine Lacsko
4 minutos de leitura 22.11.2024 18:16 comentários
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O que você acha dos alunos que gravam professores em sala de aula?

Além disso, precisamos discutir o comportamento juvenil. Dar poder irrestrito a adolescentes sobre seus professores ou pais é um erro crasso.

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O que você acha dos alunos que gravam professores em sala de aula?
Arte: O Antagonista

O debate sobre gravações em sala de aula tem monopolizado as discussões sobre educação no Brasil mas, como tantas outras questões, estamos novamente tratando o sintoma e ignorando a doença. A questão não é se o aluno deve ou não gravar o professor, mas sim o contexto no qual essas gravações se inserem e o que elas refletem sobre o sistema educacional e as relações entre professores, alunos e sociedade.

Recentemente, esse debate foi turbinado pela atuação do youtuber Wilker Leão, que acumulou quase um milhão de inscritos publicando vídeos de seus embates com professores e colegas em uma universidade federal. Idolatrado pela direita e demonizado pela esquerda, Wilker se tornou o exemplo máximo da controvérsia. Ironia das ironias, é o mesmo influencer que viralizou brigando com Jair Bolsonaro no cercadinho do Palácio da Alvorada e publicando as gravações desses encontros. Essa trajetória multifacetada exemplifica como as gravações podem ser tanto ferramentas de exposição quanto armas políticas.

De um lado, a direita aplaude a ideia de gravar professores, sob o pretexto de combater doutrinação ideológica. De outro, há os que apontam para os perigos dessa prática, como perseguições e manipulações. Mas a pergunta que ninguém faz é: a quem, de fato, esse recurso serve? Quem sairá mais prejudicado se essa moda pegar? A resposta, ironicamente, é óbvia: os próprios professores de direita ou aqueles que se recusam a aderir cegamente ao pensamento predominante em muitas instituições.

Isso não é um exercício de futurologia, mas um reflexo do que já acontece. Em um sistema educacional amplamente dominado pela esquerda, gravar professores tornou-se uma arma que pode ser facilmente manipulada contra qualquer educador que fuja da cartilha hegemônica. A história está repleta de exemplos de acusações fabricadas ou exageradas para destruir reputações e, quando se dá poder a adolescentes sem a devida orientação, a balança tende a pender para o caos.

Ainda assim, há casos em que as gravações se mostraram ferramentas importantes. Episódios de abuso sexual, assédio ou até pregações extremistas foram expostos graças a vídeos feitos em sala de aula. Mas aqui voltamos ao cerne da questão: gravar ou não gravar é um debate periférico. O verdadeiro problema está na relação profundamente desgastada entre professores e alunos e na ausência de respeito à autoridade docente no Brasil.

Como respeitar uma profissão que é constantemente vilipendiada por todos os lados? Professores enfrentam militâncias que exigem discursos alinhados e, ao mesmo tempo, uma sociedade que os acusa de doutrinação a cada passo. Isso enquanto lidam com estruturas sucateadas, baixos salários e falta de apoio. Nenhum país que se desenvolveu o fez sem valorizar seus professores. E aqui, o respeito parece uma miragem inalcançável.

Além disso, precisamos discutir o comportamento juvenil. Dar poder irrestrito a adolescentes sobre seus professores ou pais é um erro crasso. Jovens precisam de regras, cuidados e, acima de tudo, adultos que assumam a responsabilidade por educá-los. Mas, em vez de abordar como adultos falham em estabelecer limites claros, preferimos nos ater ao superficial. É mais fácil debater o uso de celulares em sala de aula do que encarar a dura verdade: jovens estão crescendo sem entender que direitos vêm acompanhados de deveres.

No fim, a polêmica sobre gravações se assemelha à famosa história do sofá: um casal em crise ignora os problemas reais e decide vender o sofá onde o amante foi flagrado. Da mesma forma, o Brasil tenta resolver uma crise educacional trocando celulares por regras avulsas. E, enquanto isso, o respeito pela educação e seus profissionais continua no escanteio, como um assunto que dá trabalho demais para ser resolvido.

Afinal, o problema nunca foi a câmera, mas o que ela revela sobre a nossa incapacidade de tratar a educação com a seriedade que ela merece.

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