O que os brasileiros pensam da reeleição
Autor da PEC do fim da reeleição, o senador Jorge Kajuru afirma que a recondução ao cargo é um convite à corrupção
Enquanto o Senado se debruça sobre a PEC que discute o fim da reeleição para cargos do Executivo, pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 22, aponta que a maioria dos brasileiros é favorável à possibilidade de recondução de um político ao cargo.
Segundo o levantamento, 58% do eleitorado acreditam que os governantes devem ter o direito à reeleição, ante 41% que se dizem contrários. Outros 2% não responderam.
A pesquisa apontou que 71% dos jovens são favoráveis à reeleição, enquanto 47% dos eleitores mais velhos defendem o fim da possibilidade.
Os mais ricos e os menos instruídos também são defensores da reeleição, representando, respectivamente, 62% e 61% desses grupos.
Petistas e bolsonaristas
A continuidade da reeleição é mais defendida entre aqueles que se declaram muito ou pouco petistas. Para 67%, o modelo de recondução ao cargo deve ser mantido.
Entre os que disseram ser bolsonaristas, 54% declararam apoio à reeleição.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O que pensa o autor da PEC do fim da reeleição?
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor da Proposta de Emenda à Constituição que planeja acabar com a recondução ao cargo, a reeleição é um convite à corrupção.
“No segundo mandato você está preguiçoso, desanimado e, se você for corrupto, mais apetitoso. Mais guloso, cachorro mais faminto. Você vai querer roubar mais porque são seus últimos quatro anos. E vai deixar roubar”, afirmou o parlamentar.
E Lula?
No segundo ano de seu terceiro mandato, e já de olho no quarto, o presidente Lula é contrário ao fim da reeleição.
Em um happy hour com lideranças do Senado no começo do mês, o petista afirmou que “as principais democracias do mundo” contam com o mecanismo. Além disso, alegou que mesmo não sendo afetado pela PEC, ele se considera contra o texto.
Se aprovada, a regra passa a valer apenas para a eleição de 2030.
A reeleição
A reeleição para cargos do Executivo foi criada por uma emenda constitucional de 1997. À época, a mudança possibilitou ao então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), uma nova candidatura e ser reeleito no ano seguinte.
Segundo Marcelo Castro, existe um “sentimento” entre os senadores que a criação da reeleição foi um “equívoco” para o país.
“Não tem trazido benefício ao país. É um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC, pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria [dos senadores] entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)