O que Lula dizia sobre queimadas no Pantanal
"Por que nossas Forças Armadas não estão com um grande contingente no Pantanal e na Amazônia para tentar combater os incêndios?", questionava o petista há quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro
A ministra do Meio Ambiente, Maria Silva (foto), concedeu uma entrevista coletiva na segunda-feira, 24, para falar sobre o que chamou de “uma das piores situações já vistas” no Pantanal. Horas antes, o governo de Mato Grosso do Sul declarara situação de emergência nas cidades afetadas por incêndios na região.
Marina pintou um quadro complexo, que mistura incêndios criminosos, mudança climática e o agravamento do efeito prolongado dos fenômenos El Niño e La Niña.
Leia mais: Os 12 meses das queimadas do “amor” no Pantanal
“Toda a bacia do Paraguai está em escassez hídrica severa, não tivemos a cota de cheia e nem o interstício entre o El Niño e La Niña. Isso faz com que uma grande quantidade de matéria orgânica em ponto de combustão esteja causando incêndios fora de curva em relação a tudo que se conhece”, comentou a ministra, convocando a “sociedade” a colaborar.
“Infelizmente, [o] fenômeno é incomparavelmente maior do que a capacidade humana de combater esses processos. Não é só o governo que tem que se preparar para esses fenômenos, é toda a sociedade. Neste momento, é fundamental parar de usar o fogo para qualquer coisa”, completou.
Não basta convocar as Forças Armadas?
Há quatro anos, quando se opunha ao governo de Jair Bolsonaro, o hoje presidente Lula (foto) tinha uma explicação e uma solução bem mais simples para as queimadas no Pantanal::
“Por que nossas Forças Armadas não estão com um grande contingente no Pantanal e na Amazônia para tentar combater os incêndios? Eles desmontaram TODOS os mecanismos de prevenção a incêndios. Esse ministro do Meio Ambiente é um cidadão sem caráter e sem respeito pela natureza”, disse o petista, como registra seu perfil no X.
Diante do diagnóstico, quando o Lula presidente vai mandar um grande contingente das Forças Armadas para combater os incêndios no Pantanal e resolver o problema?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)