O que Lula disse ao ministro da Defesa sobre boicote a Israel?
Segundo a Folha, os dois tiveram uma rápida conversa por telefone sobre o assunto; o petista não puxou a orelha do seu auxiliar
O presidente Lula conversou nesta quinta-feira, 10, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre as declarações dadas pelo auxiliar petista a respeito da interferência do governo federal em uma licitação para a compra de 36 blindados israelenses.
Em evento na Confederação Nacional da Indústria em Brasília, na terça-feira última, 8, Múcio Monteiro afirmou o seguinte:
“Houve agora uma concorrência, uma licitação… Venceram os judeus, o povo de Israel, mas, por questão da guerra, do Hamas, os grupos políticos… Nós estamos com essa licitação pronta, mas, por questões ideológicas, nós não podemos aprovar.”
A declaração, no entanto, não foi bem digerida tanto por integrantes da base quanto os da oposição. A oposição, inclusive, apresentou requerimentos de convocação do ministro para explicar que interferência foi essa.
Segundo a Folha de S. Paulo, Lula e Múcio tiveram uma rápida conversa por telefone sobre o assunto. Mas o petista não puxou a orelha do seu auxiliar.
“A conversa, por telefone, foi amigável e não houve reprimenda do presidente, segundo duas pessoas com conhecimento do assunto. O tema foi levantado porque petistas e integrantes do governo Lula intensificaram reclamações contra Mucio pelas declarações”, informou o jornal.
Segundo reportagem do Uol, quem travou a licitação foi o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais e ex-chanceler Celso Amorim, segundo reportagem do Uol.
Outras interferências ideológicas no governo Lula
Ao longo de sua fala nesta terça, Múcio também apontou outros exemplos de interferência ideológica em licitações. Ele relembrou o caso do veto à venda de munições de tanque à Alemanha em 2023 por receio de seu uso pelo Exército da Ucrânia na guerra contra a Rússia.
“Temos uma munição no Exército que não usamos. Fizemos um grande negócio. Não faz, porque senão o alemão vai mandar pra Ucrânia e a Ucrânia vai usar contra a Rússia e a Rússia vai mexer nos nossos acordos de fertilizantes”, disse Múcio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)