“O PSDB repudia a invasão norte-americana à Venezuela”
"Essa posição não implica, em hipótese alguma, qualquer apoio ou complacência com o regime autoritário de Nicolás Maduro", nota do partido
Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (MG, foto) publicou uma nota neste sábado, 3, para repudiar “a invasão norte-americana à Venezuela”.
Forças americanas capturaram o ditador Nicolás Maduro e sua esposa.
Os dois estão sendo levados para os Estados Unidos para serem julgados por narcoterrorismo e crimes ligados ao tráfico de drogas.
“A violação da soberania de um país e o uso da força como instrumento político são inaceitáveis e não podem ser legitimados sob nenhuma circunstância. O respeito à autodeterminação dos povos é um valor essencial para todas as nações que defendem a democracia, a paz e o direito internacional”, diz a nota dos tucanos, que segue:
“Essa posição não implica, em hipótese alguma, qualquer apoio ou complacência com o regime autoritário de Nicolás Maduro. A Venezuela vive há anos sob uma ditadura que suprimiu liberdades, destruiu instituições, empobreceu sua população e provocou uma grave crise humanitária que forçou milhões de venezuelanos a deixarem o país.”
E o PT?
O PSDB diz ainda que “é preciso também registrar que a deterioração política, econômica e social da Venezuela foi ignorada por anos pelos governos brasileiros do PT”.
“Em nome de alinhamentos ideológicos, essas gestões fecharam os olhos para os abusos do regime e abandonaram o compromisso com a democracia na região”, segue o texto, que termina assim:
“O PSDB reitera seu apoio às forças democráticas venezuelanas e defende uma saída pacífica, negociada e legítima para a crise, conduzida pelos próprios venezuelanos.
Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de vigilância da comunidade internacional para que os interesses estratégicos e as riquezas do país pertençam, soberanamente, ao seu povo e não sejam explorados por regimes autoritários ou interesses externos.
Democracia, soberania e liberdade são princípios inegociáveis.”
Próximos passos
Donald Trump afirmou que Washington avalia os próximos passos para a liderança da Venezuela após a captura do ditador. E fez um alerta direto a aliados do regime chavista.
Segundo o republicano, aqueles que se mantiverem leais a Maduro terão um “futuro ruim” caso mantenham apoio ao líder deposto.
Trump afirmou ainda que o governo americano passa a observar a atuação da líder da oposição, María Corina Machado.
E que os EUA estarão “fortemente envolvidos” na indústria petrolífera venezuelana.
Lula
Lula condenou a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela que resultou na captura de Maduro.
Em nota, sem citar diretamente o nome de Maduro, o petista afirmou que “os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável”.
“Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, diz a nota do petista, acrescentando:
“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo.”
Leia mais: María Corina Machado defende posse imediata de Edmundo González na Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Carlos Alberto Bolsoni
04.01.2026 02:21Talvez esteja com medo que o Trump resolva vir ao Brasil e levar corruptos e ladrões como ele para o xilindró, la nos EUA.
ROGERIO ADAM DE OLIVEIRA
03.01.2026 19:24Por isso que o PSDB esta deixando de existir. Posição equivocada expressa por um cadaver politico. ja votei muito no PSDB...... não dá mais.
Junior
03.01.2026 17:42Que moral tem esse l4drao para falar sobre isso...v a ga b u n d o
Marian
03.01.2026 15:58Os EUA capturaram um chefe narcoterrorista. O mundo está de parabéns.
Fabio
03.01.2026 15:29Isso é um bost4 centronico
Flavio marega
03.01.2026 15:12Isso ainda existe?
Até dá sono...
Eduardo
03.01.2026 15:05Não se enxerga...