O ‘presente’ que Tarcísio se recusa a receber de Lula
Tarcísio foi para Brasília em uma tentativa de resolver o impasse com o governo federal em relação à construção do túnel Santos-Guarujá
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), viajou para a Brasília nesta terça-feira, 30, para se encontrar com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), em uma tentativa de resolver um impasse com o governo federal sobre a construção do túnel Santos-Guarujá. A reunião contou também com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Tarcísio parece ter conseguido o que foi buscar. Horas depois da reunião, ele posou ao lado de Lula para fotos. “Conversamos sobre a parceria para transformar em realidade um sonho de 100 anos: a obra do túnel Santos-Guarujá, integrando a Baixada Santista“, celebrou Lula.
Desentendimento
De acordo com reportagem de O Globo, o desentendimento entre Tarcísio e o governo federal surgiu após o presidente Lula definir que a construção do túnel de 860 metros, a maior obra do Novo PAC, seria financiada exclusivamente por seu governo, excluindo, portanto, a participação do governo de São Paulo, que esperava por uma parceria.
Quer dizer, o governo federal pagaria por tudo, mas também ficaria com todos os dividendos políticos da obra.
O encontro desta terça-feira teve início às 11h e não estava registrado na agenda oficial de Tarcísio e Silvio Costa Filho, que são do mesmo partido.
O Globo diz que o governador já ameaçou até abandonar o Republicanos por conta dessa história, em conversa com o presidente da legenda, Marcos Pereira.
Tarcísio não aceita que o estado fique de fora
Segundo o jornal carioca, Tarcísio considerou inaceitável que São Paulo fique de fora do projeto do túnel Santos-Guarujá.
Na sexta-feira, 2 de fevereiro, Lula estará no Porto de Santos para comemorar os 130 anos do local. O vice-presidente Geraldo Alckmin também deve comparecer, e a expectativa é de que o presidente anuncie detalhes sobre o túnel que irá ligar Santos a Guarujá.
Apesar da falta de acordo entre o governo estadual e federal, o projeto já está em andamento. Em dezembro, a autoridade portuária de Santos contratou uma consultoria para definir o modelo jurídico da construção do túnel.
De acordo com o cronograma, até 15 de março será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma proposta de parceria público-privada, e em abril serão realizadas audiências públicas.
O edital deverá ser publicado em 1º de setembro de 2024, e o leilão está programado para ocorrer em 20 de novembro, na B3. A expectativa é assinar o contrato da PPP em 15 de dezembro deste ano, com previsão para início das obras em 2025.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)