O petismo é uma porcaria
Fernando Bizarro, que escreveu com Steven Levitsky um manifesto contra Jair Bolsonaro, disse na Folha de S. Paulo que os 60% de eleitores antipetistas são autoritários, e que só os petistas são verdadeiramente democráticos...
Fernando Bizarro, que escreveu com Steven Levitsky um manifesto contra Jair Bolsonaro, disse na Folha de S. Paulo que os 60% de eleitores antipetistas são autoritários, e que só os petistas são verdadeiramente democráticos.
Leia aqui:
“Quando a polarização é intensa, mesmo eleitores que condenam comportamentos antidemocráticos tendem a relevar as derrapadas de seu político predileto.
Além disso, por mais anticorrupção e pró-controle que eles sejam, os compromissos democráticos desses eleitores são limitados. Ou alguém acha que os eleitores de Bolsonaro vão abandoná-lo quando ele atacar a oposição, ou der carta branca para execuções extrajudiciais?
Não vão, pois, como mostram David Samuels e Cesar Zucco, a principal clivagem separando o petismo do antipetismo é o autoritarismo.
Antipetistas são sistematicamente mais autoritários que petistas e que eleitores que não nutrem partidarismo negativo em relação ao PT. Bolsonaristas não são democratas liberais e não vão proteger coisa alguma.”
A propósito de Steven Levitsky, recomenda-se a leitura da coluna de Mario Sabino na Crusoé, intitulada “Como as democracias morrem é uma porcaria de livro“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)