O dia ‘D’ de Sidônio Palmeira
O presidente Lula terá uma conversa com o publicitário para definir os novos rumos da Secretaria de Comunicação
O presidente Lula terá uma conversa decisiva com o publicitário Sidônio Palmeira (foto, abraçado com o presidente) na próxima quarta-feira, 8, para definir os novos rumos da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Como mostramos em dezembro, apesar de ainda deter o título de ministro, o deputado federal Paulo Pimenta vem sendo escanteado das suas funções no Palácio do Planalto, conforme interlocutores do governo Lula ouvidos por O Antagonista.
Neste final de ano, Pimenta foi excluído das principais decisões sobre a condução da comunicação do governo Lula durante a internação do presidente. E durante a crise cambial, o presidente da República passou a receber conselhos e orientações do publicitário, que foi responsável pela campanha petista de 2022.
Marqueteiro da campanha de Lula, ele está disposto a assumir a Secom, mas ainda precisa alinhavar com o petista questões como salário e como ele comandaria suas empresas em paralelo. Esses detalhe devem ser equacionados na reunião da próxima quarta-feira.
Sidônio é um dos convidados para a solenidade que foi convocada pelo Palácio do Planalto em alusão aos atos de 8 de janeiro de 2023. Como também mostramos, a expectativa é que o ato conte apenas com governadores considerados de esquerda, já que é visto como uma ação meramente política do governo Lula.
A entrada de Sidônio Palmeira e a saída honrosa a Pimenta
Outra questão pendente é a busca por uma saída honrosa para Pimenta. Lula não gostaria de exonerar o deputado federal, por isso, busca para ele uma nova função como, por exemplo, de liderança na Câmara ou uma secretaria especial.
Ao longo de dezembro, Lula deu vários recados sobre mudanças na Esplanada. O ponto considerado nefrálgico é justamente a Secom.
A primeira-dama, Janja, quer ter maior controle sobre as ações da Secretaria de Comunicação e um empecilho tem sido justamente Paulo Pimenta.
Desde o ano de 2023, a primeira-dama tenta ao máximo impor a sua visão de comunicação institucional tanto a Pimenta quanto a outros integrantes do governo, como o secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual, Ricardo Stuckert.
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