“O BC tem feito sua parte”, diz Meirelles
Ex-presidente do Banco Central (BC) e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles saiu em defesa do BC em seu artigo no Estadão desta segunda-feira (3). "O BC tem feito sua parte. O governo pode fazer a sua: controlar os...
Ex-presidente do Banco Central (BC) e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (foto) saiu em defesa do BC em seu artigo no Estadão desta segunda-feira (3). “O BC tem feito sua parte. O governo pode fazer a sua: controlar os gastos e ter compromisso de reduzir a dívida”, escreve o ex-candidato à presidência da República.
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje aponta que 80% dos brasileiros apoiam a pressão do presidente Lula para baixar os juros. Segundo Meirelles, contudo, “o governo tem mais instrumentos para ajudar o Brasil do que o BC, que tem apenas a política monetária”.
O governo Lula começou a detalhar na última quinta-feira (30) sua proposta de arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos instituído pelo governo Michel Temer sob a batuta de Meirelles.
“O Brasil tem alta demanda por gastos sociais. Para atender a isso, é mais eficaz eleger prioridades, cortar gastos em outras áreas e buscar investimentos. Algumas coisas que parecem novidade no Brasil são mera repetição – e seu resultado é previsível”, diz Meirelles em seu texto, no qual defende que “o BC deve ser independente de influências políticas para praticar uma política monetária que produza o melhor para o País”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)