O ato da esquerda vai ser contra o quê?
Integrantes do PT e do governo Lula estão divididos sobre a manifestação convocada para 23 de março em nome da democracia
Integrantes do PT e do governo Lula estão divididos sobre a manifestação convocada para 23 de março em nome da democracia.
Segundo a Folha de S. Paulo, a cúpula do partido não admite que o ato tenha sido convocado para medir forças com Jair Bolsonaro (PL), mas aliados do presidente afirmam que a comparação será inevitável.
Na quinta-feira, 29, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR, foto), compartilhou um flyer em suas redes sociais, convocando a militância para o ato.
Batizado como “Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia”, o ato terá como mote a “punição aos golpistas”, em resposta ao pedido de anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro feito por Bolsonaro e seus aliados no domingo, 25.
“As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo em conjunto com os partidos do campo democrático e popular e entidades da sociedade civil convocam para a Jornada de Luta em Defesa da Democracia: sem anistia, punição aos golpistas. Golpe nunca mais!”, diz o texto.
Em defesa da prisão de Bolsonaro?
A prisão de Bolsonaro como uma das bandeiras da manifestação foi vetada por partidos de esquerda e movimentos envolvidos.
“Líderes da mobilização se irritaram com materiais que circularam dando conta de que o pedido de prisão seria um dos chamarizes do ato. O argumento que prevaleceu nos debates fechados foi o de que o direito de defesa e o devido processo legal têm que ser resguardados, assim como se reivindicava para Lula”, diz o jornal.
Divergências sobre a manifestação
Uma ala do PT não considera a convocação de um ato público positiva neste momento. Segundo a Folha, esse grupo, que conta com aval de ministros, acha que seria melhor promover um debate a partir de lançamentos de programas do Executivo.
Eles também divergem sobre a participação de Lula no ato.
O que Lula pensa da manifestação de Bolsonaro?
O presidente Lula (PT) afirmou na terça-feira, 27, que Jair Bolsonaro e seus aliados “fizeram uma manifestação grande” na avenida Paulista, no domingo, 25.
“Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo que não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá ‘é outros 500′”, disse o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)