O apoio de Nabor Bulhões a uma mulher no STF
Nabor Bulhões (foto), um dos mais reconhecidos criminalistas do Brasil, resolveu sair em defesa da candidatura da desembargadora cearense Germana Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado — que já atuou como representante de Fernando Collor, Cesare Battisti e Marcelo Odebrecht, defendeu a escolha do nome da magistrada para a vaga de Rosa Weber...
Nabor Bulhões (foto), um dos mais reconhecidos criminalistas do Brasil, resolveu sair em defesa da candidatura da desembargadora cearense Germana Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado — que já atuou como representante de Fernando Collor, Cesare Battisti e Marcelo Odebrecht, defendeu a escolha do nome da magistrada para a vaga de Rosa Weber, que se aposentou nesta sexta-feira (29) da Suprema Corte, poucos dias antes de comemorar 75 anos.
“Tenho certeza de que o êxito em vossa justa e merecida aspiração representará uma grande contribuição ao direito constitucional no Brasil, em razão de vossa reconhecida luta, no plano interno, pela consolidação de uma justiça socialmente eficaz e verdadeiramente independente de fatores de poder“, escreveu Nabor Bulhões, em uma carta de apoio à magistrada tornada pública nesta quinta-feira (28).
Para o criminalista, Germana —que atua no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e é professora na Universidade Federal do Ceará (UFCE)— será uma ministra “comprometida com os elevados princípios republicanos e democráticos que a nossa Constituição Federal de 1988 [que] soube muito bem traduzir, com destaque para vossa incessante luta, já agora como jurista de projeção nacional e internacional, pelos direitos humanos e pela construção de uma sociedade mais justa, livre, igualitária e solidária.”
A decisão final compete, no entanto, a Lula e apenas a Lula — que parece decidido a de fato indicar um homem ao cargo, diminuindo pela metade a já pequena participação feminina na Suprema Corte (entre eles está o seu AGU, Jorge Messias). Se escolher um homem, apenas Cármen Lúcia representará as mulheres entre outros 10 ministros homens. O esforço de alas à esquerda por uma mulher negra também parece ser infrutífero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)