Novo túnel Santos-Guarujá pode sair até o final de 2025
Conheça os detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá, que pode ser concluído em 2025. O investimento bilionário promete melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente milhares de pessoas diariamente.
O governador de São Paulo Tarcísio anunciou nesta quarta-feira (13) a possível construção de um novo túnel entre Santos e Guarujá até o final de 2025. De acordo com o governador, a estrutura seria concluída no máximo no início de 2026, caso o leilão ocorra ainda este ano.
Consulta Pública para a Obra
Juntamente com Tarcísio e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi lançada uma consulta pública para reunir contribuições da sociedade durante 45 dias. O túnel será construído em parceria com o setor privado, com aportes do governo do estado e da União.
O Processo do Leilão
As obras irão a leilão para o setor privado. O vencedor será quem oferecer a menor contraprestação e o maior desconto nos aportes dos governos, assumindo a concessão do túnel Santos-Guarujá por 35 anos, de acordo com Tarcísio. O contrato possuirá marcos para a entrega de obras, condicionados aos aportes do governo estadual e da União, previstos para um período de cinco anos.
Valores do Investimento
Os aportes devem ser divididos em partes iguais com o governo estadual. Ambos, União e São Paulo, deverão contribuir com R$ 3 bilhões cada. O ministro de Portos e Aeroportos reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento do estado de São Paulo.
Uma Ideia Centenária
A proposta de conexão entre Santos e Guarujá tem quase um século. A primeira menção a um projeto desse tipo data de 1927. Agora, com a consulta lançada nesta quarta-feira, o túnel proposto terá 860 metros de extensão, por onde transitariam cerca de 150 mil pessoas diariamente. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas se deslocam entre Santos e Guarujá todos os dias, em trajetos que podem demorar de 20 minutos a duas horas.
Financiamento da Obra
A obra foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e está estimada em cerca de R$ 5,8 bilhões. A construção será financiada por recursos federais e do estado de São Paulo.
Em suma, o projeto do túnel Santos-Guarujá se apresenta como uma significativa contribuição para a mobilidade urbana na região, capaz de impactar positivamente milhares de pessoas diariamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)