Negociação deve incluir Rússia e Ucrânia, diz Amorim em cúpula
Representantes de cerca de 40 países se reúnem neste fim de semana na Arábia Saudita em torno de um acordo de paz para a...
![Negociação deve incluir Rússia e Ucrânia, diz Amorim em cúpula](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2023/05/5161968411_99e90250ff_c-e1683302138437.jpg)
Representantes de cerca de 40 países se reúnem neste fim de semana na Arábia Saudita em torno de um acordo de paz para a guerra na Ucrânia. A delegação do Brasil é liderada por Celso Amorim (foto), assessor especial do presidente Lula para Assuntos Internacionais.
Amorim participou da reunião no sábado (5) por videoconferência. No encontro, o Brasil defendeu que os “interesses legítimos de segurança” da Rússia e da Ucrânia sejam considerados nas negociações.
“Qualquer negociação real deve incluir todas as partes”, afirmou Amorim.
“Embora a Ucrânia seja a maior vítima, se realmente queremos a paz, temos que envolver Moscou neste processo de alguma forma.”
As conversas em Jidá aconteceram após discussões iniciais na Dinamarca, em junho. A China também enviou um negociador. Mas a Rússia não foi convidada.
A medida é uma tentativa da Ucrânia de conseguir apoio de países que permanecem neutros em relação à guerra, como Brasil, Índia e África do Sul.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)