MPF investiga desmatamentos e queimadas no Pará
Procuradores da República em Santarém, Itaituba, Altamira e Belém abriram investigações sobre a redução na fiscalização ambiental de regiões da Amazônia no Pará...
Procuradores da República em Santarém, Itaituba, Altamira e Belém abriram investigações sobre a redução na fiscalização ambiental de regiões da Amazônia no Pará.
Para o MPF, a diminuição dos os autos de infração por parte do Ibama e do ICMBio –subordinados ao governo federal — tem relação com o crescimento de 50% no desmatamento e de 70% nas queimadas, segundo dados do Inpe.
“Pode-se constatar, diante de tal cenário, grave negligência do Estado na proteção da floresta amazônica, o que abre larga margem para ações desenfreadas por infratores contra o meio ambiente”, diz um dos despachos.
O MPF também apura os responsáveis por anúncio publicado num jornal local convocando fazendeiros para promoverem um “Dia do Fogo” — 10 de agosto.
“Precisamos mostrar para o presidente que queremos trabalhar e único jeito é derrubando. E para formar e limpar nossas pastagens, é com fogo”, afirmou ao jornal um dos organizadores do “queimadaço”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)