MPF denuncia Eike Batista por manipulação de mercado de capitais
O MPF ofereceu denúncia contra Eike Batista e outras seis pessoas por manipulação de mercado de capitais...
O MPF ofereceu denúncia contra Eike Batista e outras seis pessoas por manipulação de mercado de capitais.
A denúncia foi assinada no sábado (6), e a informação foi divulgada nesta terça (9) pelo MPF.
A denúncia é decorrente da Operação Segredo de Midas, realizada em agosto de 2019 pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio.
Segundo o MPF, as investigações “revelaram um esquema de manipulação de mercado para favorecer operações de interesse de Eike Batista por meio da offshore The Adviser Investiments (TAI), com sede no Panamá, criada por Eduardo Plass e seus sócios, proprietários do TAG Bank. Eike e Luiz Arthur Andrade Correia, conhecido como Zartha e denunciado pelos mesmos fatos em ação penal a parte, usaram a TAI para atuar ilicitamente nos mercados de capitais nacional e estrangeiro, a fim de manipular ou usar informação privilegiada de ativos que estariam impedidos ou não queriam que o mercado soubesse que operavam”.
No exterior, segundo o MPF, “foram identificadas 233 operações simuladas e/ou manobras fraudulentas na Bolsa de Valores de Toronto, totalizando US$ 85.627.241,23 com relação aos ativos mobiliários VEN, da empresa Ventana Gold Corp, e GWY, da empresa Galway Resources Ltd; e 37 operações irregulares na Bolsa de Valores da Irlanda, no total de U$38.718.565,02, com relação ao ativo mobiliário de bonds da OGX, ligado à empresa OGX”.
“Já na Bolsa de Valores de São Paulo foram 34 operações fraudulentas, totalizando R$ 109.648.547,46, relativas aos ativos MMXM11, da MMX Mineração e Metálicos (antigas ações da empresa PortX adquirida pela MMX) e MPXE3, da MPX Energia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)