MPF alerta Saúde por falta de planejamento na transferência de pacientes de Manaus
O MPF no RJ enviou ofício ao Ministério da Saúde alertando para vários problemas na transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para o estado...
O MPF no RJ enviou ofício ao Ministério da Saúde alertando para vários problemas na transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para o estado.
O ofício conjunto foi enviado na última quinta (11) e é assinado pelo MPF no Rio, pelo MP estadual, pelo DPU e pela Defensoria Pública do estado.
O texto cita “[i]ndícios da falta de planejamento prévio das transferências realizadas, sem comunicação com a antecedência necessária para a estruturação (inclusive relativa a medidas de segurança sanitária) das unidades federais receptoras (…) assim como para a proteção dos trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento”.
Também registra “[i]ndícios da falta de articulação e coordenação das transferências juntos às autoridades sanitárias locais, que são as responsáveis pela regulação do acesso no Estado do Rio de Janeiro, inviabilizando a escolha da unidade de saúde com estrutura para o acolhimento e tratamento dos pacientes oriundos de Manaus”.
“Não se conseguiu obter documento direcionador formal de comunicação para articulação e organização de rede para o mínimo possível de construção de bases de apoio a rede de regulação de leitos no estado do Rio de Janeiro”, acrescenta o ofício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)