Morre a economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos
Maria da Conceição era uma das maiores influências da esquerda desenvolvimentista do Brasil e conhecida por seus comentários e debates acalorados
![Morre a economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/06/Captura-de-Tela-2024-06-08-as-13.37.59.png)
A economista Maria da Conceição Tavares (foto) morreu neste sábado, 8, aos 94 anos. Nascida em Aveiro, Portugal, ela era brasileira naturalizada e referência do pensamento desenvolvimentista.
Maria da Conceição foi deputada federal pelo PT entre 1995 e 1999. Também foi professora de economia Unicamp e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, o presidente Lula homenageou a economista e disse que ela “nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”.
“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, escreveu Lula no X.
Dilma Rousseff também homenageou a economista:
“Minha amiga e professora era uma mulher brilhante e profundamente comprometida com a soberania nacional, tendo atuado decisivamente na construção de um Brasil menos desigual”, escreveu no X.
Maria da Conceição era uma das maiores influências da esquerda desenvolvimentista do Brasil e conhecida por seus comentários e debates acalorados.
Seu lema de campanha era “esta é boa de briga”. Ela mesma se assumia uma “portuguesa dramática”.
Segundo a família, Maria da Conceição morreu dormindo em casa, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, durante a madrugada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)