Moro vê “excesso” da PF em sugerir policiais na casa de Bolsonaro
Senador classificou o episódio como "mais uma escalada no abuso de uma prisão domiciliar sem causa"
O senador Sergio Moro (União Brasil) criticou nesta quarta-feira, 27, o pedido feito pela Polícia Federal (PF) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que uma equipe realize o monitoramento em tempo integral na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Moro, a solicitação é “mais uma escalada no abuso” da prisão domiciliar decretada contra o ex-presidente. Ele questiona também a atuação da PF no processo.
“O pedido do Diretor da PF Andrei Rodrigues de colocar agentes de vigilância dentro da casa do ex-presidente Bolsonaro é mais uma escalada no abuso de uma prisão domiciliar sem causa. São esses excessos que estão, passo a passo, minando a credibilidade da atuação da PF neste processo“, escreveu no X.
Pedido da PF
Em ofício entregue a Moraes, como resposta à decisão que determinou a permanência em tempo integral de agentes da PF nas proximidades da casa do ex-presidente, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a medida seria a melhor forma de garantir que Bolsonaro não tente fugir às vésperas do julgamento sobre a tentativa de golpe.
“Como alternativa a essa medida, e maneira de garantir a efetividade da medida (manutenção da prisão domiciliar) seria imperiosa a determinação para uma equipe de policiais permanecer 24h no interior da residência, como há precedentes”, diz trecho do documento.
Segundo o chefe da PF, a medida deveria ser adotada de forma a “evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”.
Além disso, Rodrigues destacou que a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro, como parte de uma das medidas cautelares impostas por Moraes, depende de sinal da operadora de telefonia para emitir sinais de movimentação do réu.
“Nestes casos, as violações somente seriam informadas por relatório aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o permitiria tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”, afirma.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Roberval
27.08.2025 23:10Perseguição sem fim, e nada encontraram de roubo/corrupção para o Bolsonaro. Restou o tal golpe! E a PF deixa um rastro de ilegalidades no processo! Colocar agentes dentro da casa do ex presidente é ou máximo das ilegalidades. Logo tudo será cancelado. Filme repetido.
Eliane ☆
27.08.2025 16:12Eu tenho muitas críticas em relação ao Jair Bolsonaro, mas concordo que está havendo excessos.