Moraes exalta “Pix da Gaviões da Fiel” ao votar contra Corinthians
Ministro do STF brincou com o colega Flávio Dino em julgamento da Primeira Turma que rejeitou pleito sobre contribuição social
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, exaltou na terça-feira, 24, o “Pix da Gaviões da Fiel” que promete quitar a dívida do Corinthians com a Caixa Econômica Federal referente ao estádio Neo Química Arena. O débito está avaliado em 710 milhões de reais.
Durante o julgamento de um recurso da equipe paulista na Primeira Turma, no qual o Corinthians questionava a constitucionalidade da contribuição previdenciária dos clubes de futebol, o magistrado brincou com o colega botafoguense Flávio Dino, que disse ser contra a venda do holandês recém-chegado a Itaquera, Memphis Depay, para pagar a dívida total do clube, que está na ordem de 2,3 bilhões de reais.
“Sou contra o Corinthians vender o Memphis para pagar essa dívida. Para tranquilizar o coração de Vossa Excelência”, afirmou Dino.
Em resposta, o corintiano Alexandre de Moraes disse não haver dívida, já que ela será paga por todos os torcedores do clube, via Pix.
“Não há dívida. Haverá uma conta na Caixa Econômica Federal, aberta para pagamento do Pix, e todos os corintianos pagarão e vai sobrar dinheiro.”
“E Memphis vai continuar. Que bom”, rebateu Dino.
Antes de proclamar o resultado, Moraes brincou mais uma vez com Flávio Dino:
“Eu não vou mais te dar as camisas que eu prometi.”
Primeira Turma rejeita recurso do Corinthians
A Primeira Turma do STF rejeitou, por unanimidade, o recurso do Corinthians por entender que a discussão não envolve matéria constitucional.
“Como ressaltou o relator, haveria a necessidade de analisar verba por verba, se essas verbas fazem ou não parte da receita bruta, e não é esse o papel do Supremo Tribunal Federal”, disse Moraes ao acompanhar o voto do relator, Cristiano Zanin.
“Proclamo o resultado: o tribunal por unanimidade negou provimento ao agravo nos termos do voto do eminente ministro são paulino relator, ministro Cristiano Zanin“, concluiu.
A vaquinha da torcida do Corinthians
Na sessão da Primeira Turma, Moraes se referia a um projeto da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, para quitar a dívida do clube com a Caixa pelo estádio inaugurado há 10 anos, em 10 de maio de 2014.
Com o aval do clube, a torcida vai criar uma chave Pix oficial para o depósito do valor que for doado pelos torcedores.
Com um salário mensal de 3 milhões de reais, o holandês Memphis Depay, lembrado por Flávio Dino, é o símbolo da falta de responsabilidade financeira do Corinthians, que possui mais de 2 bilhões de reais em dívidas.
Leia também: O pé invisível do mercado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)