Ministro de Lula defende instalação da CPI da Braskem
Pedido de CPI para investigar a atuação da Braskem em Maceió aguarda indicação dos senadores pelos partidos...
O ministro dos Transportes, Renan Filho (foto), disse nesta sexta-feira, 1º, que a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise provocada pela Braskem em Maceió (AL) é fundamental para uma responsabilização satisfatória da empresa. Em entrevista à CNN Brasil, o chefe da pasta declarou que é preciso sair apenas da esfera jurídica para que se possa compartilhar com a sociedade todos os fatos que levaram à declaração de emergência na capital alagoana.
“A gente tem que investigar com todas as ferramentas possíveis e eu acredito que uma comissão parlamentar de inquérito no Senado Federal é muito importante e muito relevante, porque uma empresa da proporção da Braskem ela é detentora de um conhecimento muito específico acerca desse acidente e ele precisa ser socializado”, disse o ministro.
A instalação da CPI no Senado vem sendo pleiteada pelo pai do ministro, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O requerimento da comissão foi lido em plenário, mas até o momento os partidos não fizeram as indicações.
Para que a comissão parlamentar de inquérito comece a funcionar é necessário que os partidos indiquem os senadores que irão fazer parte do colegiado. Só depois disso é que os trabalhos começam. Como noticiamos, a Braskem vinha atuando nos bastidores para atrasar a instalação da CPI.
Crise em Maceió
A pressão do grupo político de Renan Calheiros para a instalação da CPI voltou nos últimos dias, depois que a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta máximo na quinta-feira, 30, sobre o risco iminente de colapso de uma mina de sal-gema 18 da Braskem. A área da capital alagoana foi desocupada e a recomendação do órgão é que a população evite circular pela região.
Ex-governador e senador eleito pelo estado, Renan Filho chegou a Maceió na quinta-feira, 31. O ministro dos Transportes lidera uma comitiva do governo federal que irá monitorar as ações de mitigação dos riscos associados ao iminente de colapso da mina de sal-gema da petroquímica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)