Militância cobra de Lula e Biden investimentos para combate ao racismo
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, embarcou na comitiva do presidente Lula (PT) para os Estados Unidos nesta quinta-feira (9). O objetivo da sua ida é propor o fortalecimento de ações bilaterais no enfrentamento ao racismo em ambos os países...
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, embarcou na comitiva do presidente Lula (PT) para os Estados Unidos nesta quinta-feira (9). O objetivo da sua ida é propor o fortalecimento de ações bilaterais no enfrentamento ao racismo em ambos os países, após cobranças de entidades ligadas à militância negra.
Onze organizações civis endereçaram uma carta a Lula e ao presidente americano, Joe Biden, em que solicitam a retomada do Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade (JAPER). O documento foi publicado pela Washington Brazil Office na última quarta-feira (8).
As entidades reivindicam que os países aloquem recursos financeiros para atividades do plano, em especial, para os seguintes temas: “educação, gênero, desenvolvimento
econômico (trabalho e empreendedorismo), saúde, falta de representação política, e o
tratamento devido em relação à violência contra as pessoas negras”.
“Vai ser um momento importante para reposicionar o Brasil como liderança global de combate ao racismo. Visitaremos também o National Museum of African American History and Culture, para trocarmos sobre iniciativas relacionadas à memória”, afirmou a ministra nas redes sociais.
Durante a Viagem, Anielle Franco também se encontrará com o representante especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos EUA, Desirée Cormier Smith, além de ter agenda marcada na Casa Branca.
Veja aqui a íntegra da carta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)