MBL fará prévia entre Arthur do Val e Cristiano Beraldo para 2026
Líderes do grupo afirmam ter conseguido as assinaturas necessárias para a criação do partido Missão
O Movimento Brasil Livre (MBL) pretende realizar uma prévia entre o ex-deputado estadual Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, e o empresário Cristiano Beraldo, comentarista da Jovem Pan, para decidir quem será o seu candidato à Presidência da República em 2026. O vencedor será o nome do Missão, o partido que o grupo pretende criar.
Líderes do MBL afirmaram ter conseguido as assinaturas necessárias para a criação da legenda. De acordo com o grupo, foram coletadas mais de 809 mil fichas até o momento. A Justiça Eleitoral exige ao menos 547.042 assinaturas.
A expectativa é que o partido nasça em 2025 para disputar eleições para o Congresso, governos e Presidência no ano seguinte.
Arthur do Val Após está inelegível até 2030 e tentar reaver seus direitos políticos. Ele foi cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) após o vazamento de uma série de mensagens de áudio enviadas em um grupo de WhatsApp em que o ex-parlamentar, durante uma viagem à Ucrânia, dizia que as refugiadas ucranianas são “fáceis porque são pobres”.
Após a repercussão das mensagens, o então deputado, que estava filiado ao Podemos, deixou a sigla.
Leia também:
MBL 10 Anos: “Somos dissidentes. A direita brasileira é uma piada”
MBL rebate acusações de coleta fraudulenta
Recentemente, o MBL reagiu às acusações de que teria coletado assinaturas de forma enganosa para a criação do partido Missão.
Renan Santos, líder do MBL, disse a O Antagonista que pretende acionar o blog Intercept judicialmente pelas acusações:
“Nós vamos ingressar com um pedido de direito de resposta e, caso não concedida, um pedido de indenização, dado que eles afirmam categoricamente, sem nenhuma prova, que a coleta missão é um golpe com base em supostas 13 pessoas num universo de centenas de milhares. E que isso é uma prática recorrente do Intercept, um site político de esquerda”.
As fichas são coletadas manualmente pelo movimento e vão sendo enviadas aos poucos para conferência pelo órgão eleitoral.
A expectativa é de conseguir criar o partido até outubro de 2025, a tempo de disputar a eleição do ano seguinte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
24.11.2024 18:43Desejo toda sorte para o MBL. Até o momento me parece ser a melhor opção para suplantar os partidos que não tem mais nenhum valor (PTB, PMDB, UNIÃO etc.).O Arthur é muito bom nos debates. Mostra conhecimento de causa. O Beraldo só conheço com comentarista mas faz este trabalho de forma exemplar.