Mario Sabino: Voltaire ou o Cansaço
Mario Sabino, na Crusoé desta semana: "(...) Na semana passada (...) Voltaire irrompeu na minha vida pelo Twitter. Caí na besteira de dizer que jamais havia saído da boca ou pena dele a seguinte frase que circulava na rede social, em inglês...
Mario Sabino, na Crusoé desta semana:
“(…) Na semana passada (…) Voltaire irrompeu na minha vida pelo Twitter. Caí na besteira de dizer que jamais havia saído da boca ou pena dele a seguinte frase que circulava na rede social, em inglês: “Se você quiser saber quem o controla, olhe quem você não permissão para criticar”. A frase foi colocada em circulação no contexto da prisão de deputado federal Daniel Silveira, que postou aquele vídeo no qual ofendia ministros do Supremo. Achei-me na obrigação de informar, sem querer fazer treta, como se diz, que a frase não era de autoria de Voltaire. Como sei? Porque há cinco anos estudiosos de Voltaire desmentiram que ela fosse do autor francês, depois que um político australiano a utilizou. Ao que parece, quem primeiro divulgou a atribuição falsa foi um neonazista americano.
Outras pessoas também apontaram o equívoco, mas só posso falar por mim: enderecei educamente o meu tweet a Ana Paula Henkel, ex-colaboradora desta revista, que me respondeu de maneira igualmente cortês. No entanto, os seus adversários políticos a crucificaram por ter postado a frase e os seus simpatizantes me apedrejaram pela correção. Entre os seus adversários, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, hoje comentarista, atacou frontalmente a ex-jogadora de vôlei no site para o qual escreve”.
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)