Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para o 7 de Setembro Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para o 7 de Setembro
O Antagonista

Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para o 7 de Setembro

avatar
Ana Maria Campos
5 minutos de leitura 06.09.2021 18:45 comentários
Brasil

Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para o 7 de Setembro

Brasília terá um dia tenso neste 7 de Setembro. Às 10 horas, o presidente Jair Bolsonaro participará, ao lado de integrantes do governo, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, com a execução dos hinos Nacional e da Independência e exibição da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). Não haverá o tradicional desfile cívico, como no ano passado, por conta da pandemia. Mas na área central de Brasília, a expectativa é de guerra de torcidas pró e contra Bolsonaro...

avatar
Ana Maria Campos
5 minutos de leitura 06.09.2021 18:45 comentários 0
Manifestantes pró-Bolsonaro chegam à Esplanada para o 7 de Setembro
Reprodução

Brasília terá um dia tenso neste 7 de Setembro. Às 10 horas, o presidente Jair Bolsonaro participará, ao lado de integrantes do governo, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, com a execução dos hinos Nacional e da Independência e exibição da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). Não haverá o tradicional desfile cívico, como no ano passado, por conta da pandemia. Mas na área central de Brasília, a expectativa é de guerra de torcidas pró e contra Bolsonaro.

Convocados por Bolsonaro, manifestantes começaram a chegar a Brasília na tarde de domingo, o que levou a Secretaria de Segurança Pública do DF a antecipar para ontem à noite (05) o bloqueio de carros no Eixo Monumental, ao longo da Esplanada dos Ministérios. Caminhoneiros que apoiam o presidente acamparam no Parque Leão, na DF-060, e no fim da tarde de hoje começaram a se dirigir para a área central da cidade, onde vão protestar em defesa de Bolsonaro, com seus veículos pintados de verde e amarelo e exibindo faixas com protestos.

Com as prisões de bolsonaristas hoje, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, o clima entre manifestantes com pautas antidemocráticas — que pedem o fechamento do STF e do Congresso — ficou mais acirrado. No 7 de Setembro, a Praça dos Três Poderes estará fechada, como forma de preservar o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para reduzir o risco de violência, todos que se dirigem às áreas reservadas às manifestações deverão passar por revista pessoal promovida por policiais militares. Não será permitido o porte de objetos pontiagudos, fogos de artifício, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que possam causar algum risco aos manifestantes. Também fica restrita a utilização de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) cadastrou 16 grupos para realização de manifestações amanhã (7).  São 14 favoráveis ao governo Bolsonaro que vão se concentrar na Esplanada, a maioria de verde e amarelo. Outros dois grupos de esquerda foram orientados a se manifestar entre a Torre de TV e o Museu dos Povos Indígenas, mais distantes da Esplanada. Na mesma região – no estacionamento da Fundação Nacional das Artes (Funarte) – está instalado o acampamento da II Marcha das Mulheres Indígenas.

Por conta da controvérsia a respeito do marco temporal de demarcação das terras indígenas, em discussão no STF, e pela proximidade dos manifestações, o acampamento será monitorado pelas forças de segurança. Há possível foco de conflito pela presença de ruralistas, com posição a favor do marco temporal em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, posição conflitante com os movimentos de esquerda.

Dos grupos pró-Bolsonaro, cadastraram-se os seguintes:  Reaja Brasil; Coalizão Pró-Civilização Cristã-Coa; Marcha da Família Cristã Pela Liberdade; Manifestação Pacífica – Comemoração Do Dia Da Independência ONM (organização nacional dos movimentos); Dia da Nova Independência do Brasil; Manifestação em celebração ao 7 de setembro; Pátria, Marcha pela Família, Voluntários da Pátria; Brasil Verde e Amarelo; Manifestação 7 de Setembro; Coalizão Pró-Civilização Cristã-Coa “Comemorações da semana da Pátria”; Dia Anterior a Nova Independência do Brasil; Mobilização Nacional pela liberdade; Exposição de caminhões caçamba; e Manifestação Pública. Eles vão se encontra na Biblioteca Nacional, no início do trajeto.

São duas frentes de esquerda: Manifestação em favor do Impeachment de Jair Bolsonaro; e Campanha Fora Bolsonaro. Eles vão se concentrar no estacionamento da Torre de TV, a partir das 8h. De lá, seguirão em caminhada, a partir das 10h, até o Memorial dos Povos Indígenas. A Polícia Militar do DF acompanhará todo o percurso.

Uma das preocupações das forças de segurança é com a eventual depredação de prédios públicos, especialmente com o STF, foco de muitos protestos bolsonaristas. Mas os monumentos e órgãos na Praça dos Três Poderes e Esplanada estarão fechados com gradil e haverá proteção policial.

Com tantos potenciais focos de tensão, o Governo do Distrito Federal (GDF) preparou um esquema especial. O policiamento será reforçado em toda a região central de Brasília, com monitoramento pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e apoio de equipes em campo, para direcionamento de ações e atuação mais rápida, se houver necessidade. O centro reúne 29 órgãos, instituições e agências do GDF voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Além destas instituições, forças de segurança federais, como Polícia Federal e Gabinete de Segurança Institucional, participarão do monitoramento.

Além do clima político quente, a temperatura deve subir também nos termômetros que devem marcar 32° com umidade de 15%, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). O transporte público coletivo vai operar com a tabela horária de domingo. O Metrô-DF terá horário de funcionamento de 7h às 19h. As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h.

 

 

Brasil

Alerta de onda de calor em seis estados do Brasil até maio

27.04.2024 16:22 3 minutos de leitura
Visualizar

Jornalista russo é preso por gravar vídeo com equipe de Navalny

Visualizar

Justiça inocenta sócio de Marcola por morte de chefes do PCC

Visualizar

Oriente Médio vai se tornar o novo vale do sílicio

Visualizar

Ivete Sangalo revela motivos da saída da Banda Eva

Visualizar

Palmeiras intensifica preparação para clássico contra o São Paulo

Visualizar

Tags relacionadas

7 de Setembro bolsonaro Brasília manifestações
< Notícia Anterior

Manifestantes esperam reunir 20 mil na praia de Copacabana

06.09.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Presidente da Aprosoja recorre ao STF para participar de atos do 7 de Setembro

06.09.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Ana Maria Campos

Ana Maria Campos é jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Foi repórter do Jornal do Brasil, colunista de política do Correio Braziliense e integrou a equipe do programa CB Poder, transmitido pela TV Brasília. Participou de coberturas de casos de corrupção e conquistou, ao longo da carreira, os prêmios Esso, CNT, AMB e Engenho.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Alerta de onda de calor em seis estados do Brasil até maio

Alerta de onda de calor em seis estados do Brasil até maio

27.04.2024 16:22 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Justiça inocenta sócio de Marcola por morte de chefes do PCC

Justiça inocenta sócio de Marcola por morte de chefes do PCC

27.04.2024 16:09 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Mulher arrependida devolve itens após roubar grávida em Goiás

Mulher arrependida devolve itens após roubar grávida em Goiás

27.04.2024 15:50 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
STF nega progressão de pena a Daniel Silveira

STF nega progressão de pena a Daniel Silveira

27.04.2024 15:15 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.