Mais três estados ganham direito a compensação por perdas no ICMS
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a compensação do valor que os estados deixaram de arrecadar de ICMS, após a edição de novas regras pelo Congresso Nacional colocarem um limite no imposto para gás, gasolina e energia elétrica...
![Mais três estados ganham direito a compensação por perdas no ICMS](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2022/02/49941682313_d2e3e24307_3k-1024x683.jpg)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a compensação do valor que os estados deixaram de arrecadar de ICMS, após a edição de novas regras pelo Congresso Nacional colocarem um limite no imposto para gás, gasolina e energia elétrica.
As decisões beneficiam os estados do Acre, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
De acordo com Gilmar Mendes, a legislação não pode prever que a compensação aos valores que deixaram de ser arrecadados em 2022 sejam ressarcidos apenas no ano que vem, uma vez que o caixa dos estados é afetado de forma imediata.
Segundo Mendes, não é possível “tolerar que os entes subnacionais aguardem praticamente seis meses para tal recomposição/equalização/compensação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)