Mais da metade dos americanos estão esperançosos pela volta de Trump, diz pesquisa
54% dos americanos sentem esperança pelo novo governo do republicano à frente dos Estados Unidos
Uma nova pesquisa da Fox News mostrou que 54% dos eleitores se sentem esperançosos pelo futuro dos Estados Unidos após o retorno de Donald Trump à Casa Branca.
O grupo de eleitores recebeu uma lista de palavras que definem sentimentos pelo resultado da eleição presidencial do país.
Pelo menos metade dos entrevistados sentem-se aliviados pela vitória do republicano e 48% declararam-se animados com os próximos anos.
Entre os republicanos, 91% citou a palavra esperança para definir o sentimento. Já entre os eleitores democratas, 77% se declarou assustado.
No resultado final da eleição, Trump somou 312 delegados contra 226 da então candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris.
Em votos totais, o republicano conquistou 77.268.269 votos, o equivalente a 49.9% dos eleitores. Já Kamala obteve 74.982.822 votos, o que significou 48.4%.
No sistema eleitoral americano, um candidato pode ser eleito mesmo tendo menos votos totais, como foi o caso de Trump em 2016.
Semelhança com última eleição
Em 2016, a mesma pesquisa foi feita após a vitória de Trump sobre a então candidata Hillary Clinton.
Na ocasião, 59% dos eleitores estavam esperançosos.
Os pesquisadores justificam a diminuição no número de pessoas animadas, ainda que seja de 5 pontos percentuais, em função dos apoiadores do Partido Democrata e dos partidos independentes.
Economia e inflação
O levantamento também revelou que 4 em cada 10 eleitores acreditam que a economia era a questão mais importante do país.
De acordo com a pesquisa, 39% apontou que a inflação influenciou na escolha pelo voto.
Após a eleição, 34% seguiram considerando economia como o tema de mais relevância, seguido por imigração e segurança sinalizado por 21%.
Os eleitores entendem que Trump deve se concentrar em reduzir a inflação para perceberem a queda nos preços dos alimentos e, depois, cortar impostos.
“Esses dados fornecem um modelo de como Trump pode vencer os primeiros 100 dias“, disse o Daron Shawn, um dos responsáveis pela pesquisa.
A palavra mágica de Trump
Donald Trump afirmou nesta segunda-feira, 9, que o preço elevado dos mantimentos foi determinante para a vitória sobre a vice-presidente, Kamala Harris, na corrida à Casa Branca:
“Uma palavra muito simples, mantimentos. Tipo quase – você sabe, quem usa a palavra? [mantimentos] Eu comecei a usar a palavra. Quando você compra maçãs, quando você compra bacon, quando você compra ovos, eles dobravam e triplicavam o preço em um curto período de tempo, e eu ganhei uma eleição com base nisso“, disse em entrevista ao canal NBC News.
Em agosto, o republicano prometeu reduzir “drasticamente” o valor dos alimentos. Ele criticou a política econômica do presidente Joe Biden e de Kamala, que, segundo ele, fez com que o “o preço disparasse”.
Seguindo a sua política de protecionismo, Trump declarou que vai seguir com a promessa de cobrar grandes tarifas sobre importações dos principais parceiros comerciais.
Leia também: “Trump bate recorde de votos de um candidato republicano“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)