Maceió registra novo tremor em região de mina da Braskem
Maceió registrou na noite de sexta-feira, 1º, um tremor de terra de magnitude 0,39 na região onde fica a mina de exploração de sal-gema da...
Maceió registrou na noite de sexta-feira, 1º, um tremor de terra de magnitude 0,39 na região onde fica a mina de exploração de sal-gema da empresa Braskem.
Segundo a Defesa Civil, o tremor ocorreu a 330 metros de profundidade. Mesmo com o abalo, não houve aumento na velocidade do afundamento do local.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a velocidade do afundamento reduziu de 2,6 cm para 1 cm por hora na sexta.
A Braskem afirmou que continua monitorando a situação da mina 18 e tomando as medidas necessárias para minimizar o impacto de possíveis ocorrências. A área está isolada desde terça-feira, 28, e a empresa ressalta que não há moradores na região desde 2020.
Também foi implementado um monitoramento com equipamentos de última geração para detectar qualquer movimentação no solo e permitir o acompanhamento das autoridades, bem como a adoção de medidas preventivas.
De acordo com a empresa, os dados atuais de monitoramento indicam que a acomodação do solo continua concentrada na área dessa mina e pode ocorrer gradualmente até a estabilização ou de forma abrupta.
Das 35 cavidades exploradas pela Braskem, nove receberam a recomendação da Agência Nacional de Mineração (ANM) de serem preenchidas com areia. Cinco delas já tiveram o preenchimento concluído, em outras três os trabalhos estão em andamento e uma não precisa mais ser preenchida com areia, pois está pressurizada. Além disso, em outras cinco cavidades foi confirmado o processo de autopreenchimento.
Leia também:
Renan Calheiros ameaça ir ao STF por CPI da Braskem
Colapso em Maceió: senador pede ajuda a Alckmin
Desacelera o deslocamento do solo em região de mina em Maceió
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)