Lula marca posição contra o fim da reeleição
Presidente usou happy hour com senadores para se manifestar contra a proposta discutida pelo Senado
O presidente Lula (PT) usou o happy hour com líderes do Senado nesta terça-feira, 5, para marcar posição contra a discussão sobre o fim da reeleição para cargos do Executivo. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já indicou que pretende pautar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nesse sentindo ainda neste primeiro semestre.
No encontro com os senadores, Lula afirmou que “as principais democracias do mundo” contam com o mecanismo. Além disso, alegou que mesmo não sendo afetado pela PEC, ele se considera contra o texto. Se aprovada, a regra passa a valer apenas para a eleição de 2030.
Na semana passada, por exemplo, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou ao Colégio de Líderes do Senado uma primeira versão sobre a proposta. Está em discussão o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República e a criação de mandatos de 5 anos para todos os cargos eletivos, com exceção de senadores, que terão mandatos de 10 anos.
Além disso, os senadores cobraram maior diálogo com o Palácio do Planalto, especialmente com o presidente. Em sua fala, Pacheco agradeceu à condução de Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela condução e negociação de projetos.
A reunião no Palácio da Alvorada durou aproximadamente 1h30. No encontro foram servidos pães de queijos e tipos de queijo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)