Lula irá lutar contra parecer do Ibama sobre Petrobras, diz deputado
Arthur Oliveira Maia (União-BA), o presidente da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional, disse nesta sexta-feira (26) que o presidente Lula deve reverter o parecer do Ibama contra a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, e dar razão a Petrobras..
![Lula irá lutar contra parecer do Ibama sobre Petrobras, diz deputado](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2023/01/Captura-de-Tela-2023-01-04-as-17.23.51-e1672863895764.png)
Arthur Oliveira Maia (União-BA), o presidente da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional, disse nesta sexta-feira (26) que o presidente Lula deve reverter o parecer do Ibama contra a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, e dar razão a Petrobras — no que seria a segunda, e mais estrondosa, derrota de Marina Silva (foto) como ministra de Meio Ambiente.
“Antecipo para vocês no Antagonista — e guardem isso aí: o governo Lula não vai aceitar esta posição que o Ibama tomou. Não vai aceitar e eu tenho indícios claros dentro do governo de que ele não vai aceitar”, disse o parlamentar, em entrevista ao Papo Antagonista de hoje.
O parlamentar ainda minimizou os riscos de exploração no local. Para ele, a força da foz do Amazonas empurraria eventuais dejetos de petróleo para o mar, assim como a própria exploração ocorreria a 500km do litoral, assim como fazem os franceses na Guiana Francesa. Os ambientalistas apontam para riscos ao ecossistema marinho, assim como à contradição de explorar mais petróleo em um momento de transição energética.
A primeira derrota de Marina foi na MP da Reestruturação da Esplanada. Ao retirar atribuições da sua pasta, o Congresso mandou recados a Lula. É uma briga, aposta Maia, que o governo não irá querer comprar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)