Lula e a busca pela ‘geringonça’
Reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Júlia Schiaffarino e Wilson Lima, destaca a missão de Lula de montar uma base que funcione...
Reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Júlia Schiaffarino e Wilson Lima, destaca a missão de Lula de montar uma base que funcione. O petista decidiu entrar em campo na articulação política após derrotas em votações no Congresso.
“As histórias se repetem, ainda que com personagens e sotaques diferentes. A palavra no título desta reportagem faz referência a Portugal. ‘Geringonça‘ foi o apelido dado ao governo de António Costa, do Partido Socialista (PS), de centro-esquerda, que assumiu o poder em 2015. Em uma manobra bem-sucedida, ele conseguiu montar uma improvável coligação com três partidos radicais de esquerda. Apesar das divergências internas, o experimento garantiu uma base ao governo no Congresso e durou até 2021.
No Brasil, onde predomina o presidencialismo de coalizão, as ligas formadas entre partidos nunca tiveram a mesma coerência ideológica dos parlamentos europeus. Mesmo assim, impressiona que, mais de quatro meses depois de assumir o Palácio do Planalto, Lula ainda não tenha conseguido consolidar uma base de apoio no Congresso, mesmo que heterogênea. O petista continua em busca de sua geringonça e nos últimos dias agendou reuniões com líderes de partidos e mandou liberar recursos que estavam retidos desde o ano passado – resquícios do famigerado orçamento secreto.”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)