Lula culpa Temer e Bolsonaro por crise dos fertilizantes
Lula (foto) resolveu entrar no debate sobre a crise dos fertilizantes em meio à guerra na Ucrânia. Pelo menos 70% dos insumos usados para aumentar a produtividade do solo no Brasil vêm do exterior e a Rússia é a principal fornecedora...
Lula (foto) resolveu entrar no debate sobre a crise dos fertilizantes em meio à guerra na Ucrânia. Pelo menos 70% dos insumos usados para aumentar a produtividade do solo no Brasil vêm do exterior e a Rússia é a principal fornecedora.
“Foram os governos de Temer e Bolsonaro que erraram, não o Brasil, fechando fábricas de fertilizantes na Bahia, em Sergipe e no Paraná. Também abandonaram a construção de novas fábricas de fertilizantes em Minas e no Mato Grosso do Sul. O governo atual aprofunda a dependência de derivados de petróleo importados, como fertilizantes e combustíveis, ao mesmo tempo que destrói empregos desmonta o setor no Brasil”, escreveu o petista no Twitter.
Lula reagiu a declarações da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, cotada para vice na chapa de Bolsonaro à reeleição. Em coletiva, Tereza havia dito: “Por que tomamos lá no passado a decisão equivocada de não produzir fertilizantes? No passado, a decisão era de importar, pois era mais barato. Mas o Brasil precisa tratar esse assunto como segurança nacional e segurança alimentar”.
O próprio Jair Bolsonaro tem usado a guerra na Ucrânia para defender a mineração em terras indígenas, como já registramos. A proposta conta com o apoio de governistas e da bancada ruralista, como mostramos ontem. Há pouco, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, foi ao Twitter informar que pediu urgência para a tramitação do projeto em questão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)