Lira diz que houve acordo para Coaf retornar ao Ministério da Fazenda
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que houve acordo entre Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)...
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que houve acordo entre Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) retorne à pasta. O parlamentar falou à imprensa nesta quinta-feira (9), em evento do agronegócio ocorrido em Cascavel, Paraná.
Para Lira, “tanto faz” onde o órgão esteja alocado, desde que a atuação se mantenha técnica.
“O Coaf é um órgão técnico que tem que funcionar como um excelente árbitro de futebol. O bom árbitro de futebol passa despercebido. É como tem que ser o Coaf, tem que ir atrás de operações irregulares, não atrás de pessoas”, avaliou.
No entanto, o parlamentar ressaltou que, em 2019, o senador Sergio Moro (União-PR) articulou para levar o Coaf ao Ministério da Justiça, pasta que comandava à época, sem apoio do Congresso. Os congressistas resistem mais uma vez à transferência do órgão para o Executivo.
A transferência consta na Medida Provisória do governo que reorganiza a estrutura administrativa. Caso a mesa diretora da Câmara referende a decisão do Senado para retornar com as comissões mistas, a MP precisará também do aval do colegiado antes de ir a plenário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)