Líderes em pesquisa têm propostas vagas para ensino superior brasileiro
Tanto Jair Bolsonaro quanto Lula, que lideram as pesquisas eleitorais para presidente, tem promessas vagas sobre o ensino superior brasileiro. O presidente apresentou poucas menções ao tema em seu plano de governo - já o petista não vai muito além de manter as cotas raciais...
Tanto Jair Bolsonaro quanto Lula, que lideram as pesquisas eleitorais para presidente, tem promessas vagas sobre o ensino superior brasileiro. O presidente apresentou poucas menções ao tema em seu plano de governo – já o petista não vai muito além de manter as cotas raciais e sociais para acesso a instituições do tipo.
No texto de Bolsonaro, o foco das diretrizes em caso de reeleição estão no aperfeiçoamento do o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), cuja performance de estudantes brasileiros já foi criticada por Bolsonaro. O raciocínio sobre ensino superior não vai muito além:
“É fundamental que sejam estabelecidas estratégias que se alinhem com as demandas do mercado e o que se ensina nas escolas e universidades, sempre com a finalidade de garantir que o jovem que se esforça durante anos de estudo tenha alta probabilidade de ser empregado”, diz plano em uma das raras menções ao termo.
O presidente já entrou em atrito várias vezes com as universidades públicas durante seu mandato: no fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal derrubou uma portaria do MEC tornando a vacinação opcional em universidades. Em outubro de 2021, o STF manteve a obrigação de Bolsonaro nomear a reitor o candidato mais votado pelas universidades federais.
O plano apresentado por Lula fala apenas em “voltar a investir em educação de qualidade, no direito ao conhecimento e no fortalecimento da educação básica, da creche à pós-graduação”, sem no entanto trazer propostas concretas. Além da manutenção da política de cotas – que já é discutida no Congresso – o petismo alega que princípios do projeto democrático de educação teriam sido “desmontados e aviltados”.
Ciro Gomes, terceiro colocado nas pesquisas, fala em colocar a educação brasileira entre as 10 melhores do mundo em 15 anos. As propostas de educação, no entanto, são focadas na educação básica: O pedetista fala apenas em um retorno da pesquisa científica ao “papel primordial” no crescimento do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)