Lewandowski autoriza nova totalização de votos em Pernambuco
A Justiça Eleitoral de Pernambuco realizou hoje (19), pela primeira vez, a recontagem de votos de uma eleição proporcional. Após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram contabilizados os 35 mil votos obtidos por Lula...
A Justiça Eleitoral de Pernambuco realizou hoje (19), pela primeira vez, a que os votos de uma eleição proporcional sejam novamente totalizados. Após decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram contabilizados os 35 mil votos obtidos por Lula Cabral (Solidariedade). Isso garante a ele o direito de assumir o cargo de deputado estadual pelo partido.
Em 2018, Lula Cabral chegou a ser preso pela Polícia Federal e afastado do cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Ele era acusado de desviar cerca de R$ 92 milhões do fundo previdenciário municipal. Retornou em 2018, também com aval do Supremo. Teve decisão favorável, neste sentido, do ministro Dias Toffoli.
O caso levou, originalmente, à rejeição das contas dele. O TRE-PE impugnou sua candidatura ao legislativo por unanimidade, em setembro. A decisão de Lewandowski reverteu o resultado, o que permitiu a nova composição dos resultados.
*Atualização às 16h55: uma primeira versão da matéria erroneamente utilizou o termo “recontagem”. A decisão permitiu, na verdade, uma retotalização de votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)