Leitão (PT) e Fernandes (PL) seguem empatados em Fortaleza, aponta Quaest
Cenário eleitoral em Fortaleza mantém tendência em todas as pesquisas
Uma nova pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições de Fortaleza, divulgada na quarta-feira, 23, reforça o empate técnico entre Evandro Leitão (PT) com 44% e André Fernandes (PL) com 42% de intenções de voto. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
Os votos branco, nulo, abstenções e indecisos passaram de 10% para 12% em comparação ao primeiro levantamento.
No primeiro levantamento publicado pela Quaest, na sexta-feira, 18, os candidatos do PT e PL apareciam empatados com 43% das intenções de voto. As abstenções e os votos brancos e nulos somavam 10%, enquanto os indecisos eram 4%.
Datafolha e Paraná Pesquisa reforçam empate técnico
As pesquisas têm apontado, desde o início das campanhas de segundo turno, um empate técnico entre os candidatos. O Datafolha divulgou na quinta-feira, 17, que André Fernandes teve 45% das intenções de voto contra 43% de Leitão. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o empate é considerado.
No caso do Paraná Pesquisas, o candidato do PL registrou 47,6% contra 44,4% do candidato do PT, em pesquisa publicada nesta quinta-feira, 18.
PL expulsa deputado por apoio ao candidato petista
A campanha nacionalizada, entre PL e PT, gerou um episódio de expulsão de um integrante da legenda de Bolsonaro.
O deputado federal Júnior Mano, o segundo mais votado do estado na eleição de 2020 atrás apenas de André Fernandes, acabou sendo desligado pelo partido de Valdemar da Costa Neto após participar, nesta quinta-feira, 17, de um evento da campanha de Evandro Leitão, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
Por meio de um vídeo nas redes sociais, o parlamentar atribuiu seu desligamento a Bolsonaro e ratificou apoio no segundo turno ao candidato do PT:
“Acabo de receber uma ligação do presidente estadual (do PL) Carmelo Neto, e que ele recebeu uma ligação do seu ‘líder maior’, Bolsonaro, dizendo que exigira a expulsão do deputado Júnior Mano do PL. Eu tenho uma vida neste partido, onde construí amigos, amizades, onde nessa eleição entreguei um partido que só tinha um deputado federal, demos mais de um milhão de votos do partido. Partido em que tenho gratidão e lealdade ao presidente Valdemar da Costa Neto. Mas, diante de todos os fatos ocorridos da capital, eu resolvi sim apoiar o amigo Evandro Leitão. Não voto no Evandro porque ele é do PT, não. Voto no Evandro, porque ele é o melhor”.
Na eleição de 2020, Júnior Mano somou 216 mil votos e ficou atrás apenas do próprio André Fernandes e foi o segundo deputado federal mais votado do estado.
Lula ao lado de Leitão
Apesar de conhecer pouco Evandro Leitão, segundo o presidente Lula (PT), ele tem sido presença carimbada na campanha de segundo turno.
Em discurso em favor do candidato petista, Lula afirmou:
“Conheço pouco o Evandro porque ele entrou no PT há pouco tempo, mas só pelo fato de ele ser o candidato apoiado pelo Camilo, pelo companheiro Elmano de Freitas, governador, e ser o candidato apoiado pelo Cid Gomes, posso dizer para vocês: não tem ninguém melhor para governar Fortaleza”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)