Lava Jato denunciou apenas um terço dos crimes de Lula
O procurador Januário Paludo, da Lava Jato, disse que a Lava Jato investigou e denunciou apenas um terço dos crimes de Lula...
O procurador Januário Paludo, da Lava Jato, disse que a Lava Jato investigou e denunciou apenas um terço dos crimes de Lula.
Leia um trecho de sua entrevista para O Globo:
O senhor investigou o ex-presidente Lula nas ações que envolvem o tríplex do Guarujá e a reforma do sítio de Atibaia. O que mais lhe chamou atenção?
A tentativa frustrada de se descolar do poderio econômico das empreiteiras e ocultar o recebimento de benefícios e vantagens indevidas.
A denúncia do tríplex recebeu muitas críticas, e o ex-presidente Lula se diz inocente das acusações e perseguido pelo MPF. Como o senhor responde a isso?
No início das investigações, em 2016, eu ainda acreditava na possibilidade de que o alardeado envolvimento do ex-presidente com o sistema de corrupção era lenda urbana. Com a tomada dos primeiros depoimentos e coleta de provas que fizemos, a imagem de estadista, lamentavelmente, se esvaneceu. Mais de uma década de discurso ético perdida. A prova prática de crimes que uma equipe de procuradores da Lava Jato colheu e que serviu como base para a acusação, além de ter sido revisada por outra equipe, foi confirmada pelo juiz e por três desembargadores que deram a palavra final sobre a existência dos fatos e de quem foi o autor. O discurso do pobre perseguido político sempre esteve na pauta do ex-presidente, mas não mais se sustenta. Eu também acho engraçado quando nos chamam de ‘moleques’. Tenho 53 anos, 26 deles dedicados ao Ministério Público e com vasta experiência criminal nas duas maiores operações de crime organizado.
O ex-presidente responde por mais duas ações na Lava Jato de Curitiba: uma sobre as reformas do sítio de Atibaia e outra que envolve a compra de um prédio para o Instituto Lula, que não foi usado, e um apartamento em São Bernardo do Campo, que ele afirma ter alugado. Ainda há mais a ser investigado sobre a conduta do ex-presidente?
Eu diria que a Lava Jato investigou e denunciou apenas um terço dos fatos. Sobre as investigações em curso não podemos comentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)