“Lamentável”, diz Funai em desculpas por nota do caso Dom e Bruno
A Funai emitiu um pedido de desculpas às famílias do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira nesta terça-feira (28) por uma nota do governo Bolsonaro sobre o caso...
A Funai emitiu um pedido de desculpas às famílias do jornalista britânico Dom Phillips (foto) e do indigenista Bruno Pereira (foto) nesta terça-feira (28) por uma nota do governo Bolsonaro sobre o caso.
Cinco dias após o desaparecimento, em junho de 2022, a Funai acusou Dom e Bruno de não terem permissão para entrar na terra indígena do Vale do Javari.
A acusação depois se revelou infundada.
Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o caminho que os dois percorreram quando foram assassinados, entre a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, e o Lago Jaburu, está fora dos limites da terra indígena.
O órgão federal descreveu a nota do governo Bolsonaro de “capítulo lamentável”.
“Os nomes deles foram insultados por autoridades públicas no momento mais difícil da vida de suas famílias e é dever do Estado brasileiro reconhecer a violência difamatória que sofreram, se desculpar com seus familiares e nunca mais permitir a repetição de atos dessa natureza”, acrescenta no pedido de desculpas desta terça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)