Kim Kataguiri tenta usar o “Ministério da Verdade” contra Lula
O deputado Kim Kataguiri (União Brasil; foto) acionou a recém-criada Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia com uma representação contra Lula (PT) por disseminar fake news ao afirmar que o impeachment de Dilma teria sido "golpe"...
O deputado Kim Kataguiri (União Brasil; foto) acionou a recém-criada Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia com uma representação contra Lula (PT) por disseminar fake news ao afirmar que o impeachment de Dilma teria sido “golpe”.
Em viagem oficial à Argentina no início desta semana, o atual mandatário chamou o ex-presidente Michel Temer de “golpista”.
Ele repetiu a acusação leviana em visita ao Uruguai na quarta-feira (25). E uma página no site oficial do governo chama o impeachment de Dilma Rousseff de “golpe”, o que não é verdade.
A ação de Kataguiri, datada desta quinta-feira (26), não terá nenhum efeito prático, óbvio, mas serve de provocação ao governo e, em específico, à Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia.
Como consta na portaria de sua criação, o órgão, submisso à AGU, serve para “representar a União, judicial e extrajudicialmente, em demandas e procedimentos para resposta e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas”.
A Procuradoria é alvo de críticas pelo receio de arbitrariedade e falta de imparcialidade na sua ação no “combate” às fake news, sendo comparada ao “Ministério da Verdade”, órgão de censura do regime distópico de Oceania, do livro 1984, de George Orwell.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)