Kassab atropela o PSDB em São Paulo
O PSD de Gilberto Kassab detém o comando atualmente de 329 prefeituras no estado de São Paulo. É pouco mais da metade dos 645 municípios paulistas, num estado onde até outro dia reinava o...
O PSD de Gilberto Kassab detém o comando atualmente de 329 prefeituras no estado de São Paulo. É pouco mais da metade dos 645 municípios paulistas, num estado onde até outro dia reinava o PSDB. Tudo mudou após a eleição do ano passado, quando os tucanos perderam o comando do estado após 28 anos de hegemonia.
O partido de Kassab multiplicou por cinco o número de prefeituras em São Paulo neste ano, mostra levantamento de O Globo. A legenda tinha eleito apenas 65 prefeitos em 2020, mas o secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) conseguiu expandir seus domínios com a perspectiva das eleições municipais do próximo ano.
O PSDB faz o caminho inverso. Contava 240 prefeitos em 2021. Sobraram 42. Segundo O Globo, a atuação de Kassab como articulador do governo na Assembleia Legislativa é determinante para a migração de prefeitos.
“O estado vive um novo momento. Depois de 30 anos, mudou o grupo político”, disse Kassab ao jornal. “Esses prefeitos estão vindo por afinidade ideológica e por aprovarem o governo [Tarcísio]. E essa reacomodação mostra que parte do sistema antigo, ligado ao PSDB, era artificial. Se não, os prefeitos ficariam”, analisa o secretário de governo.
Neste fim de semana, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul e presidente do PSDB, publicou um artigo para dizer que o PSDB não acabou, mas está sendo reconstruído. “Não há razão para brigar com os números, somos mesmo hoje muito menores do que já fomos. Mas os números não dizem tudo. A política é feita de ciclos e, aos 35 anos de idade, o PSDB está maduro o suficiente para compreender isso”, diz o texto, assinado junto com o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).
É uma forma otimista de interpretar o atropelamento político de Kassab em São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)