Justiça manda prender (de novo) operador ligado ao Banco Paulista
A pedido do MPF, a Justiça Federal no Rio expediu novo mandado de prisão contra o operador financeiro Paulo César Haenel Barreto, que já está detido em Curitiba (PR). Ele é apontado no sistema informatizado Bankdrop, utilizado pelos doleiro Juca Bala e Tony, como "BP" (Banco Paulista) e acusado de realizar diversas operações ilícitas de compra e venda de dólares...
A pedido do MPF, a Justiça Federal no Rio expediu novo mandado de prisão contra o operador financeiro Paulo César Haenel Barreto, que já está detido em Curitiba (PR).
Ele é apontado no sistema informatizado Bankdrop, utilizado pelos doleiro Juca Bala e Tony, como “BP” (Banco Paulista) e acusado de realizar diversas operações ilícitas de compra e venda de dólares.
Barreto teria movimentado US$ 3,8 milhões entre 2011 e 2016.
Com a deflagração da Operação “Câmbio Desligo”, em maio do ano passado, com pedido de prisão formulado em face de 47 doleiros que atuavam em todo o país, revelou-se a realização de operações dólar-cabo nos mais diversos lugares do mundo, em uma verdadeira rede paralela para movimentação de ativos financeiros.
De acordo com o MPF, ele teria lavado dinheiro por meio de contas em paraísos fiscais, em conjunto com operadores financeiros do ex-governador Sérgio Cabral.
Na investigação de Curitiba, busca-se desvendar a atuação de Paulo, enquanto funcionário do Banco paulista, na realização de contratos fictícios em nome do Banco relacionados à Oebrecht.
No Rio de Janeiro, investiga-se a atuação dele na dissimulação de capital próprio, envolvendo, inclusive familiares. E possíveis atos de lavagem de dinheiro praticados pelo Banco Paulista na importação de reais em espécie do Paraguai.
De acordo com o Banco Central, um dos principais exportadores de reais seria o Banco Basa (antigo Banco Amambay) de propriedade de Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai e sócio de Dario Messer.
A rede estruturada por Messer, Juca e Tony foi utilizada por ao menos outros 46 doleiros. As operações dólar-cabo são uma forma de movimentar recursos de forma paralela, sem passar pelo sistema bancário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)