“Jogo de cena” do PL prevê até votação secreta no final do ano
Aproximadamente dez parlamentares já manifestaram interesse em disputar Presidência da Câmara; critérios serão definidos ao longo do ano
O PL, partido de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto (foto, ao centro), pretende realizar uma eleição secreta no final deste ano para definir o candidato do partido à Presidência da Câmara dos Deputados.
Na quarta-feira, 31, Valdemar afirmou em entrevista à GloboNews que é um desejo da bancada ter um nome próprio para disputar o cargo que hoje é de Arthur Lira. “É um desejo da bancada do PL. O nosso líder [Altineu Cortês] nomeou o deputado Luiz Philippe Bragança para coordenar essa área, para nós termos um candidato próprio”, disse Valdemar da Costa Neto.
Entretanto, em entrevista ao Meio-Dia em Brasília, o deputado federal Ricardo Salles (SP) disse que esse processo interno conduzido pelo parlamentar príncipe não passaria de um “jogo de cena”. Na visão dele, Valdemar já escolheu o candidato do partido: o atual líder da sigla na Câmara, Altineu Côrtes, integrante da chamada ala pragmática do PL.
“É jogo de cartas marcadas, o Valdemar já decidiu que vai colocar o Altineu, que é ótima pessoa, mas é um cara 100% do Valdemar e não tem espaço para outras ideias”, declarou Salles.
Independentemente disso, o deputado Luiz Philippe Bragança, conforme apurou este site, tem trabalhado intensamente na metodologia desse processo de escolha de um eventual candidato do PL para disputar a Presidência da Câmara. Nos grupos de WhatsApp do partido, aproximadamente dez parlamentares já manifestaram interesse em participar desse seletivo.
As regras ainda não foram definidas, mas Luiz Philippe gostaria de torná-las públicas ainda no primeiro semestre deste ano. A ideia é realizar uma votação, secreta, após as eleições de outubro, quando os deputados do PL voltarão a Brasília para o final do ano parlamentar.
A aliados, conforme apurou este site, o deputado tem dito que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, garantiu que a escolha da bancada será respeitada. Independentemente de quem seja.
Agora é esperar se Valdemar cumprirá a promessa. Ou se Salles está certo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)