Jerônimo Teixeira na Crusoé: Putin, BBB e Janja
Uma reflexão desalentada sobre o que se aprende ao se ler somente os títulos de matérias jornalísticas em tempos recentes
Em sua coluna para Crusoé, Jerônimo Teixeira traz uma reflexão sobre “comentaristas de título”, um termo que ele usa em seu texto para explicar que hoje em dias as pessoas se interessam muito mais pelo títulos, e tiram suas conclusões de lá, ao invés de ler uma reportagem completa que realmente seja relevante.
O comentarista de título é uma instituição do X. Está lá desde o tempo em que a rede se chamava Twitter e censurava reportagens constrangedoras para o Partido Democrata. É aquele sujeito que se imagina o ombudsman do mundo e sempre acha que a imprensa está contra suas paixões políticas – pois o comentarista de título com frequência é do tipo que carrega um demagogo barato dentro de seu coração peludo. Não estarei adulando o leitor desta Crusoé quando digo que ele pertence a outra estirpe. No espaço de comentários aqui abaixo do texto, tenho encontrado elogios, críticas, discordâncias civilizadas e às vezes grosserias gratuitas – mas é sempre possível atestar que meu texto foi lido.
Leio sempre o que se diz aqui. Costumava ler ocasionalmente os comentários no Twitter da revista, mas há uns bons anos – foi antes de a rede ser comprada e rebatizada por Elon Musk – decidi não fazer mais isso. Lembro até do comentário que me levou a essa resolução: abespinhado porque o título do meu artigo trazia alguma crítica ao então presidente Jair Bolsonaro, um sujeito disse que eu sou um índio (por causa do nome Jerônimo, suponho) que atira flecha para tudo que é lado mas nunca na direção de Alexandre de Moraes. Pois naquele mesmo texto havia críticas ao xerife do STF…
Não sou uma pessoa coerente: de uns tempos para cá, venho adquirindo o hábito que desprezo. Não só no X, mas em portais jornalísticos, topo com um título e já concluo que não preciso abrir o texto. Saí com a opinião feita só de ver as chamadas de três notícias recentes. Dizem respeito a uma celebridade de reality show, a um ditador com influência global e à esposa de um líder regional que presta apoio a esse ditador.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)