Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil
O Antagonista

Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 27.09.2024 11:04 comentários
Brasil

Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil

O Jeep Avenger e-Hybrid combina motor a gasolina com tecnologia elétrica.

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 27.09.2024 11:04 comentários 0
Jeep Avenger eHybrid: Conheça o futuro SUV híbrido de entrada da marca no Brasil
Foto: Jeep/Divulgação

Na maior parte do mundo, ainda não existem condições adequadas para comprar um carro elétrico. Até os híbridos plug-in (PHEV) são desaconselhados pela falta de infraestrutura de recarga. Assim, várias marcas apostam nos híbridos leves (MHEV) ou plenos (HEV) como opções mais baratas e versáteis. É o caso do Jeep Avenger eHybrid, futuro SUV de entrada da marca no Brasil, equipado com o sistema híbrido de 48V que, em breve, estará disponível no Compass nacional.

De acordo com Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América Latina, a fabricante estuda o lançamento do Jeep Avenger no Brasil. Há quem já crave sua produção nacional em Porto Real (RJ) a partir de 2026, como uma alternativa ao Renegade.

Como funciona o sistema híbrido do Jeep Avenger?

Enquanto não temos a confirmação no Brasil, já sabemos que o sistema híbrido leve de 48V deve estrear aqui até o fim do ano, no Compass. Trata-se do chamado Bio-Hybrid e-DCT, conjunto que combina um pequeno motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida.

É uma forma que as fabricantes encontraram para reduzir as emissões sem gastar muito e também aliviar a etiqueta do preço. Falaremos dele adiante.

Jeep Avenger eHybrid: Versátil e econômico?

No caso do Avenger europeu, a versão eHybrid de 27 mil euros faz a ponte entre o modelo apenas a gasolina e a configuração totalmente elétrica. E o que recebe o cliente com esse investimento intermediário?

O Avenger se destaca dos concorrentes graças ao formato angular da carroceria, fazendo jus à mais pura tradição da Jeep. As formas quadradas são mandatórias nos SUVs da marca americana, mas, nesse caso, as extremidades encolheram em comparação com outros modelos da Stellantis equipados com a plataforma CMP.

Quais são as características do interior?

O painel do Avenger é simples e limpo, com botões no lugar da alavanca de câmbio. Há controles físicos também para o ar-condicionado e algumas funções multimídia. Todas as superfícies são feitas de plástico duro, o que é normal num carro compacto.

Notam-se algumas imperfeições nos acabamentos do retrovisor interno, entretanto. Tanto o painel de instrumentos digital quanto a central multimídia têm 10,2’’. É possível até mudar os modos de visualização de acordo com a preferência pessoal.

Interior do Jeep Avenger eHybrid (Foto: Jeep/Divulgação)

Espaço interno e conforto

Quatro adultos podem viajar com bom nível de espaço, mas um quinto passageiro ficará mais apertado. O banco traseiro é duro e estreito na posição intermediária, além de ter o agravante do intrusivo túnel central.

No geral, pessoas com até 1,80 metro se acomodam bem, sobrando três dedos de distância dos joelhos até o banco dianteiro. Somados, os porta-objetos espalhados pela cabine têm 34 litros de volume. O porta-malas tem tamanho mediano de 380 litros, ainda superando o do Renegade.

Qual é o desempenho do Jeep Avenger eHybrid?

Mesmo dispondo de modos de condução como Areia, Neve ou Lama, o Jeep Avenger é um SUV de tração dianteira que se destina à selva urbana. Aventuras por vales e colinas serão esporádicas. A principal novidade é o sistema híbrido leve de 48 Volts — no Brasil será flex e se chamará Bio-Hybrid. No Avenger europeu, ele está ligado ao motor 1.2 PureTech três-cilindros turbo a gasolina. Aqui, será associado ao 1.3 GSE Turbo 270 flex. O motor elétrico rende 5 kgfm extras de torque e está integrado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Apoiando esse sistema há uma bateria de 0,89 kWh. São 130 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Diferentemente de outros híbridos leves, esse sistema da Stellantis até traciona as rodas sem intervenção do motor a combustão. Durante ultrapassagens e retomadas, quando o 1.2 turbo é mais exigido, o Avenger se mostra barulhento. O isolamento acústico poderia filtrar melhor o inevitável ruído grave do motor de três cilindros. Em movimento, o Avenger eHybrid proporciona um desempenho razoável para o que se espera de um SUV urbano. Segundo a Stellantis, vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima.

Se considerarmos os tais 2 mil euros (R$ 12 mil) de diferença entre as versões a gasolina e MHEV de 48V, o motorista terá de rodar mais de 20 mil km para que o valor seja recuperado em economia de combustível. É algo que pode ser feito em pouco mais de um ano, com a vantagem de dispor de uma experiência mais suave ao volante.

Pontos positivos e negativos

  • Ponto positivo: Design agradável, bom consumo e agilidade na cidade
  • Ponto negativo: Acabamento simples, direção leve e espaço interno
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Paraná Pesquisas mostra Nunes consolidando liderança em SP

Visualizar notícia
2

Instituto Veritá: Marçal segue líder apesar de soco e cadeirada

Visualizar notícia
3

Talibã quer entrar no BRICS. Brasil dará as boas-vindas?

Visualizar notícia
4

Crusoé: Xeque do Hezbollah que radicalizava brasileiros é eliminado

Visualizar notícia
5

"Uma obra-prima quase indescritível"

Visualizar notícia
6

Idoso condenado a 16 meses de prisão por ato pacífico contra o aborto

Visualizar notícia
7

X acena a Moraes: "Reconhecemos e respeitamos a soberania"

Visualizar notícia
8

Abastecendo o helicóptero com dinheiro da Câmara, Elmar?

Visualizar notícia
9

Crusoé: O Oito de Janeiro da UERJ

Visualizar notícia
10

Crusoé: Jogadas duvidosas

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Governo deve proibir uso do Bolsa Família para bets

Visualizar notícia
2

Há algo de podre no reino do Bolsa Família

Visualizar notícia
3

Crusoé: Brasil boicota discurso de Netanyahu na ONU

Visualizar notícia
4

Crusoé: Oportunismo irresponsável

Visualizar notícia
5

"Estamos vencendo", diz Netanyahu em discurso na ONU

Visualizar notícia
6

"Não existe harmonia monetária sem harmonia fiscal", diz Campos Neto

Visualizar notícia
7

Prefeito de Nova York se entrega à justiça após acusações de corrupção

Visualizar notícia
8

Meio-Dia em Brasília: E aí, Xandão? Vai liberar o X ou não?

Visualizar notícia
9

De que lado está a vice do candidato petista em BH?

Visualizar notícia
10

Crusoé: Xeque do Hezbollah que radicalizava brasileiros é eliminado

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

Carro Jeep Avenger eHybrid Mercado brasileiro SUV híbrido
< Notícia Anterior

Crusoé: "Meu país está lutando por sua vida", diz Netanyahu na ONU

27.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Crusoé: Xeque do Hezbollah que radicalizava brasileiros é eliminado

27.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Governo deve proibir uso do Bolsa Família para bets

Governo deve proibir uso do Bolsa Família para bets

Deborah Sena Visualizar notícia
2000 presos são transferidos do Complexo de Gericinó

2000 presos são transferidos do Complexo de Gericinó

Visualizar notícia
Fiat Titano: Pontos positivos e negativos da nova picape média

Fiat Titano: Pontos positivos e negativos da nova picape média

Visualizar notícia
Pé-de-Meia: saiba como o benefício atua para estudantes de baixa renda

Pé-de-Meia: saiba como o benefício atua para estudantes de baixa renda

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.