Janja e Anielle sambam em ensaio da Acadêmicos de Niterói
Escola de samba estreia no Grupo Especial com enredo que homenageia Lula
A primeira-dama, Janja, acompanhou nesta sexta-feira, 6, o ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
A escola estreia no Grupo Especial em 2026 com um enredo que homenageia Lula.
Janja assistiu ao ensaio ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Mesmo sob chuva forte, a primeira-dama permaneceu na pista, cantou, sambou e cumprimentou integrantes da comunidade, sem falar com a imprensa.
Com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói será a primeira escola a homenagear um presidente em exercício.
O desfile aborda desde a infância de Lula até programas sociais associados ao petista. O presidente, no entanto, afirmou que o desfile será uma homenagem à sua mãe, dona Lindu.
Leia também: Bolsonaro vira capiroto em carro alegórico da Acadêmicos de Niterói
Técnicos do TCU recomendam veto
O repasse de 1 milhão de reais para a Acadêmicos de Niterói foi autorizado em janeiro deste ano pela Embratur, a agência brasileira encarregada de promover o turismo no país, comandada pelo petista Marcelo Freixo.
Foi Lula, em seu terceiro mandato, que colocou Freixo como presidente da Embratur.
Para a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), o repasse “fere os princípios da impessoalidade, da moralidade e da indisponibilidade do interesse público utilizar recursos do erário, em desvio de finalidade, para a promoção de autoridades ou servidores públicos.”
Os técnicos entenderam que o repasse “pode ensejar a nulidade total ou parcial do contrato, a obrigação de ressarcimento ao erário, entre outras consequências”.
“Por fim, as alegações apresentam alta relevância, devido a possível direcionamento de recursos públicos para a prática de promoção pessoal de autoridade pública, agravado pelo fato de que o homenageado deve concorrer à Presidência da República nos pleitos que ocorrerão no ano corrente de 2026”, acrescentaram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Ita
07.02.2026 09:55Fácil de resolver: quaisquer um desses empresários "petistas", aqueles agraciados com benesses pelo governo do PT, podem bancar. É só pedir e fica totalmente fora das garras da justiça. Ah, pior do que isso é gravar/espionar um presidente da república; já aconteceu...