Izabela Patriota na Crusoé: “Uma segunda chance para o centro das grandes cidades”
São Paulo é não apenas a cidade mais rica do país, mas o maior PIB da América Latina em termos municipais. A capital paulista, que vai além de ser um centro econômico, gastronômico e cultural, famosa por sua diversidade em termos de migração nacional e internacional, todavia está com a reputação cada vez mais desgastada...
São Paulo é não apenas a cidade mais rica do país, mas o maior PIB da América Latina em termos municipais. A capital paulista, que vai além de ser um centro econômico, gastronômico e cultural, famosa por sua diversidade em termos de migração nacional e internacional, todavia está com a reputação cada vez mais desgastada, dado o número crescente de moradores de rua e o alastramento das cracolândias.
Quem visita o centro histórico da cidade não tem como evitar o sentimento de insegurança devido ao número assustador de cerca de 50 mil moradores de rua abrigados pela capital. Isso afasta diversas atividades econômicas, sobretudo o turismo. Porém, é certo que esse não é um problema exclusivo da capital mais rica do país. As cidades mais promissoras da Califórnia – como São Francisco e Los Angeles, até pouco tempo atrás as queridinhas da costa Oeste americana – também sofrem com a mesma degradação e mancha reputacional.
Comparar o Brasil com outros países é sempre um campo minado. Porém, é preciso entender que, mesmo quando se compara maçãs e laranjas, é possível encontrar similitudes que se aplicam à complexa questão que São Paulo enfrenta com o número crescente de moradores de rua e a cracolândia. É certo que as cidades californianas representam metrópoles globais, mas em níveis regionais, São Paulo tem a mesma força. As áreas que em São Paulo são chamadas de cracolândia, no centro de Los Angeles são o skid row.
Quem já visitou o centro de Los Angeles e o centro de São Paulo sabe que, para além da diferença linguística, há apenas a diferença geográfica – já que a insegurança impera em ambos os locais…
Leia aqui a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)