Ivan Sant’anna, na Crusoé: “Milagre no aeroporto do Japão”
Ivan Sant'anna, um dos maiores especialistas em aviação no jornalismo brasileiro, escreve na Crusoé sobre o acidente com o voo Japan Airlines 516, nesta semana, em Tóquio...
Ivan Sant’anna, um dos maiores especialistas em aviação no jornalismo brasileiro, escreve na Crusoé sobre o acidente com o voo Japan Airlines 516, nesta semana, em Tóquio, capital do Japão:
“Ao contrário do que poderia se supor, o desastre não aconteceu no ar mas sim na pista C, que corre paralela e junto à orla da baía de Tóquio e se destina a voos domésticos.
Se o caro amigo leitor estranha eu ter sido requisitado a escrever sobre este assunto, gostaria de afirmar que, além de ser piloto, já publiquei quatro livros sobre acidentes aéreos: Caixa-preta; Plano de ataque; Perda Total e Voo cego.
Eu levo aproximadamente três anos (entre pesquisas e elaboração do texto final) para escrever um livro sobre tragédias aéreas.
No momento, por exemplo, estou trabalhando há mais de um ano na narrativa do acidente com o avião da Chapecoense, livro que pretendo lançar em 28 de novembro de 2026, quando o desastre completará dez anos.
Já sei quase tudo sobre o voo, mas falta agora entrevistar os sobreviventes para saber o que aconteceu no interior da cabine de passageiros, entre Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e uma montanha ao sul de Medellín (Cerro El Gordo) contra a qual o avião se chocou.
Para isso, viajarei este ano para Chapecó, Santa Cruz de La Sierra, Bogotá e Medellín.
Portanto, para escrever sobre uma tragédia que ocorreu há poucos dias, terei de especular um pouco sobre o que poderia ter acontecido. Mas isso não me impede de afirmar desde já, com profunda convicção, que houve falha humana na capital do Japão. E não foi do piloto da Japan Airlines.
A cidade de Tóquio possui dois grandes aeroportos: Haneda, o mais antigo (foi inaugurado em 1931), e Narita, a 80 quilômetros de distância, que entrou em operação em 1978.
Leia mais aqui. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)