Itamaraty pede explicações à embaixada americana sobre deportados
Representante brasileira reiterou a posição do governo sobre o tratamento dispensado aos deportados pelos EUA
A secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, Márcia Loureiro, convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para uma reunião em Brasília sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados em voo na última sexta-feira, segundo revelou o jornal O Globo.
O encontro serviu para a representante brasileira reafirmar a posição do país, que considerou inaceitável o tratamento dispensado aos deportados, diretamente a Escobar.
Márcia disse ao encarregado americano que o Brasil tem solicitado, desde 2021, para que a prática de transferência de deportados seja modificada.
Na manhã desta segunda-feira, o presidente Lula (PT) se reuniu com o chanceler Mauro Vieira, e definiu que o encontro entre os representantes seria a melhor opção.
O petista chegou a cogitar uma intermediação da Embaixada brasileira em Washington para uma conversa entre Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, com quem ainda não teve contatos.
Voos com brasileiros algemados ocorreu sob Biden
Voos com brasileiros deportados algemados dos EUA ocorreram em gestões anteriores, incluindo a de Joe Biden.
Desde o primeiro governo de Donald Trump (2017-2021), o Brasil tenta negociar a dispensa de algemas em voos de deportação, principalmente para famílias. Apesar de conversas iniciadas com o governo Biden (2021-2025), nenhum acordo formal foi firmado.
Dados da Polícia Federal mostram que 6.499 brasileiros foram deportados durante o mandato de Biden, número superior aos 4.966 do período Trump.
A maioria dos voos chegou ao Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais.
A polêmica também repercutiu nas redes sociais. Aliados do governo Lula classificaram o episódio como uma “violação de direitos”, enquanto parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro acusaram a esquerda de “hipocrisia”, destacando o maior número de deportações sob Biden.
Leia mais: “Itamaraty quer cobra explicações dos EUA sobre brasileiros algemados“
Leia também: “PF usa algemas em deportados ilegais pelo Brasil”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
27.01.2025 21:52É verdade, as tratativas começaram no governo anterior, sim. Mas essa política de traslado, só pode ser resolvida pelo Secretário de Estado Americano não ? rs