Ipespe: Lula mantém liderança, mas para de crescer
O Ipespe divulgou hoje pesquisa que mostra Lula com 31% das intenções de voto para a Presidência da República, na consulta espontânea, variando apenas dentro da margem de erro. O cenário também é estável para Jair Bolsonaro tem 24%, seguido de Ciro Gomes (3%) e Sergio Moro (2%)...
O Ipespe divulgou hoje pesquisa que mostra Lula com 31% das intenções de voto para a Presidência da República, na consulta espontânea, variando apenas dentro da margem de erro. O cenário também é estável para Jair Bolsonaro tem 24%, seguido de Ciro Gomes (3%) e Sergio Moro (2%).
Na pesquisa estimulada, o ex-presidiário aparece com 41% e 42%, nos dois cenários testados — um com seis candidatos e outro com 10 nomes — também sem novidades. Jair Bolsonaro varia de 28% a 25% e, Ciro Gomes, de 11% a 9%.
Moro só aparece no segundo cenário, com 8%, mas o voto da Terceira Via acaba pulverizado também entre Mandetta (3%), Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Rodrigo Pacheco (2%) e Simone Tebet (1%).
A diferença de métrica prejudica a compreensão da dinâmica do eleitorado. Nos cenários de segundo turno testados com Lula, o petista vence em todos, sendo que a menor diferença é com Sergio Moro (52% a 34%). Nas simulações com Bolsonaro sem Lula, o atual presidente perde para todos, mas o Ipespe não testou Bolsonaro contra Moro.
Em relação à rejeição, 46% disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum, enquanto esse índice é de 61% para Bolsonaro. A desaprovação do governo é de 64%, puxada pela economia, que está no caminho errado para 67% dos consultados.
A pesquisa do Ipespe, realizada entre 25 e 28 de outubro, foi feita por telefone com 1 mil pessoas e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais. Os resultados não capturaram o movimento de retração de Lula observado em outras pesquisas recentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)