Ipec divulga 3ª pesquisa presidencial do 2º turno
O Ipec (ex-Ibope) divulgou, nesta segunda-feira (17), nova pesquisa com projeções para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, marcado para o dia 30 deste mês...
O Ipec (ex-Ibope) divulgou, nesta segunda-feira (17), nova pesquisa com projeções para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, marcado para o dia 30 deste mês.
Segundo o instituto, Lula (PT, foto) oscilou um ponto para baixo, de 51% a 50% das intenções de voto.
Jair Bolsonaro (PL, foto), por sua vez, foi de 42%, no levantamento anterior, de segunda-feira (10), a 43%.
Há ainda 5% de brancos e nulos e indecisos, antes 5%. Indecisos permaneceram em 2%.
Em votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, o petista tem 54% e o atual mandatário, 46%. O placar anterior era 55% a 45%.
A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos para definir o resultado das eleições.
O Ipec também mediu a rejeição dos dois candidatos. Dentre os entrevistados, 46% afirmaram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. O índice de Lula é 41%.
Na pesquisa anterior, a rejeição ao presidente atingia 48% do eleitorado enquanto que aquela ao petista envolvia 42%.
O instituto ouviu 3.008 pessoas, entre sábado (15) e segunda-feira (17), em 184 municípios de todo o país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em sua última pesquisa antes do primeiro turno, divulgada no dia 1º de outubro —véspera da votação— o Ipec deu uma diferença de 14 pontos entre Lula e Bolsonaro nos votos válidos (51% x 37%).
Apuradas as urnas no dia 2, porém, a diferença entre o petista e o atual presidente ficou em apenas 5 pontos: 48,43% para Lula, 43,20% para Jair Bolsonaro.
O Antagonista adotou como política editorial publicar os resultados de todas as pesquisas registradas no TSE, para garantir que o leitor tenha acesso às diversas projeções e avalie o desempenho de cada um dos institutos que medem a intenção de voto do eleitor brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)